Share the post "Há um guia novinho em folha para conhecer Portugal de bicicleta"
Paulo Guerra dos Santos, engenheiro civil, percorreu mais de 4.500 quilómetros à volta de Portugal durante quatro meses. Tempo suficiente para se aperceber da “riqueza patrimonial e humana do país” e de rotas cicláveis que facilmente permitem descobrir essas “diferentes envolventes cénicas”. Motivos que o levaram a criar um guia essencial para conhecer Portugal de bicicleta – a Rede Nacional de Cicloturismo.
Um guia essencial para conhecer Portugal de bicicleta
A Rede Nacional de Cicloturismo é a forma ideal para conhecer Portugal de lés a lés. A primeira edição foi lançada em 2015 e tem sido atualizada anualmente e a edição de 2017 já está disponível online, por 32,50 euros – um valor que permite manter a sustentabilidade económica do projeto e justo por um PDF com mapas pormenorizados de 12 ecovias diferentes, recomendações de paragem e outras indicações úteis.
O livro possui 100 páginas e possui imensa informação sobre vias cicláveis em Portugal. Há rotas curtas para quem tem pouco tempo, troços de 30 a 50 quilómetros… e os mapas tanto podem ser impressos como carregados diretamente para o telemóvel ou para o GPS.
Um projeto que promete não ficar por aqui, uma vez que Paulo Guerra dos Santos já definiu o objetivo de acrescentar 4307 quilómetros à Rede Nacional de Cicloturismo, de forma alcançar os 7000 quilómetros de rede a que se propôs.
Veja também: