Existem ainda muitas pessoas incapazes de fazer funcionar da melhor forma um simulador de crédito. Como o nosso intuito é tornar a sua vida mais fácil, decidimos criar um pequeno manual sobre o simulador de crédito, mostrando-lhe a sua importância e a facilidade em utilizar este mecanismo.
O que é um simulador de crédito?
O simulador de crédito é uma ferramenta que lhe permite calcular o valor da prestação mensal de um determinado tipo de crédito — habitação, pessoal, automóvel, etc — e verificar de que forma essa prestação varia de acordo com as mudanças do capital em dívida ou do prazo de reembolso.
Como fazer funcionar o simulador de crédito?
Para que o simulador de crédito cumpra a sua função, descrita no ponto anterior, deve preencher-se alguns campos solicitados pela maioria destes programas.
Ou seja, para simular deve preencher os campos:
- Montante de empréstimo — deverá colocar o valor que pretende solicitar ao banco, ou seja, se necessitar de um crédito de 5 mil euros, deverá colocar essa mesma quantia;
- TAEN — A taxa de juro anual nominal do empréstimo é dada pelo próprio banco, em função do crédito que está a solicitar;
- Prazo de reembolso — neste campo, deverá dizer em quanto tempo pretende pagar o empréstimo. Ou seja, se prevê pagar os 5 mil euros em dois anos, é esse prazo que deverá colocar. De ressalvar que deverá sempre colocar o tempo em meses.
- Período de carência — Em alguns casos, poderá encontrar um campo que lhe pergunte se pretende ter ou não período de carência. Caso não saiba do que estamos a falar, nós explicamos: O período de carência é um espaço de tempo onde paga apenas juros.
E depois?
Depois de preencher todos os dados solicitados, o simulador de crédito irá indicar-lhe o valor da prestação mensal para determinado crédito e qual a TAEN e TAEG associado, dando-lhe a ideia do montante total do empréstimo, que tendo em conta os juros será superior ao montante solicitado.
De ressalvar que o simulador de crédito não torna vinculativo qualquer produto e, portanto, poderá usa-lo sempre que necessitar.
De salientar também que as contas efectuadas pelo simulador são apenas indicativas sendo que para aprovar o crédito necessita sempre entrar em contacto com o banco ou entidade financeira e assinar o contrato de crédito, podendo nessa altura os valores serem alterados. Informa-se sempre antes de avançar com qualquer crédito.