As ilhas gregas têm um azul impossível, algo que nos encanta à primeira vista. Autênticas jóias em pleno Mediterrâneo, são um dos mais populares destinos de férias e percebe-se bem porquê.
Os preços não são do outro mundo, o bom tempo é quase uma garantia e as paisagens são de cortar a respiração.
Com mais de 6000 ilhas e ilhotas, de entre as quais apenas 227 são habitadas, a Grécia é um país de rara beleza, organizado em diferentes arquipélagos, com destaque para os seguintes:
- Ilhas Sarónicas: Agistri, Dokos, Egina, Hidra, Poros, Salamina, Spetses…
- Ilhas Espórades: Alónissos, Esquiro, Escíato, Escópelos, Kyra Panagia, Peristera, Gioura, Skantzoura, Piperi…
- Ilhas Jónicas: Cefalônia, Citera, Corfu, Ítaca, Lêucade, Paxos, Zaquintos…
- Ilhas do Dodecaneso: Agathonisi, Arkoi, Astakida, Astipaleia, Atáviros, Cárpatos, Fournoi, Calímnos, Kasos, Kastellorizo, Khalki, Kinaros, Cós, Lebinto, Leipsoi, Leros, Lebinto, Nísiros, Ofidussa, Patmos, Rodes, Samos, Saria, Simi, Strongili, Syrna, Tilos, Zafora….
- Ilhas Cíclades: Amorgos, Anafi, Andros, Antíparos, Ceos, Delos, Folegandros, Ios, Kimolos, Cítnos, Mikonos, Milos, Naxos, Paros, Santorini, Sérifos, Sifnos, Sícinos, Siro, Tinos…
Como vê, não faltam ilhas gregas para explorar. Se gostava de conhecer melhor os traços culturais de uma das mais importantes civilizações de todos os tempos e combinar história e tradição com paisagens de ficar sem fôlego, confira a nossa seleção.
Temos a certeza de que nesta lista encontrará a sua ilha ideal. Até temos a que serviu de cenário às filmagens de Mamma Mia!, o musical baseado nas músicas dos ABBA.
8 ilhas gregas para onde apetece viajar já
Creta
É a maior das ilhas gregas, mas nem por isso deixa de ser pitoresca e convidativa. A praia de Balos, na histórica cidade de Chania, é um dos seus cartões de visita. Mas Creta oferece mais do que águas cristalinas e areais impolutos, sendo também um verdadeiro museu a céu aberto, com inúmeras ruínas e vestígios milenares e ainda mosteiros da Idade Média. A hospitalidade dos gregos e a cozinha do país ganham aqui uma expressão singular.
Hydra
Esta pequena ilha, onde carros e motociclos não entram e onde é comum circular-se de burro, fica apenas a uma hora de barco de Atenas.
E esse é um dos seus encantos: passar de uma cidade gigante e cosmopolita como Atenas para uma ilha com apenas 64 km2 através de uma curta viagem de barco é como viajar na máquina do tempo.
Ali, as casinhas tradicionais amontoam-se nas encostas, ladeando os caminhos íngremes até ao porto e formando um cenário encantador. Durante muito tempo Hydra foi o retiro favorito dos artistas helénicos. E não só.
Leonard Cohen refugiou-se em Hydra no início dos anos de 1960, dando aí início a uma intensa atividade cultural. Foi nestas ilhas gregas que conheceu Marianne, a musa que acabaria imortalizada pelo tema “So Long Marianne”.
Santorini
Uma vez em Santorini, é natural que sinta que já lá esteve. Isto porque é a ilha mais fotografada e o retrato que todos associamos às ilhas gregas: as casas brancas de cúpulas azuis, emolduradas pelo azul brilhante do mar e do céu.
Ao visitá-la, poderá ficar surpreendido, sobretudo se tem estereotipada a imagem de praias com areias douradas, pois Santorini chega a ter algumas praias de areia preta, por ser uma ilha de origem vulcânica. Esta é ainda uma ilha perfeita para amantes de canoagem.
Mikonos
Se procura descobrir qual das ilhas gregas lhe garante mais festas até ao amanhecer, essa ilha é Mikonos. No verão, a agitação não se guia pelo relógio e os momentos de convívio e farra acontecem ao longo de todo o dia.
Para além dos bares e discotecas da ilha, o que mais atrai os turistas é o famoso cenário das casinhas caiadas e portadas coloridas. Uma paisagem para gozar de forma descontraída, na praia ou nas muitas esplanadas da ilha.
Corfu
A enigmática ilha de Corfu inspirou muitos escritores, incluindo o dramaturgo William Shakespeare, que baseou a sua obra “A Tempestade” neste local. A dupla “praia + bares e clubes noturnos” torna-a um excelente destino para férias descontraídas. Caso procure uma componente mais cultural e tranquila, dirija-se a Old Perithia, no nordeste. Esta é a vila mais antiga de Corfu e fica rodeada por vinhas pacíficas e belíssimas ruínas, das eras bizantina, veneziana e grega.
Rodes
Rodes, em grego Rhodes, é um nome derivado de Rhodon, que em grego significa rosa. Esta ilha maravilhosa e romântica é repleta de locais históricos, como o castelo de Kritinia, um forte veneziano do século XVI. Há tanta história antiga em Rodes, que o centro da cidade foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1988.
A fama intemporal da ilha deve-se ao Colossus de Rhodes, uma estátua gigantesca dedicada ao Deus do Sol da mitologia grega, Hélios, construída em 280 a.C. mas destruída devido a um terramoto alguns anos depois. Umas das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, o Colossus de Rhodes faz parte ainda hoje do imaginário de uma das mais famosas ilhas gregas.
Zaquintos
Há quem diga que é a melhor ilha grega para fazer praia: areais extensos e baías de águas cálidas de azuis difíceis de descrever de tão magnéticos. A praia mais fotogénica é a Shipwreck Bay, mas há muitas outras que vai querer conhecer em Zaquintos. E se a zona sul da ilha é bastante movimentada e concorrida, opte pelo norte e pelo oeste para umas férias mais reservadas, onde a intervenção humana continua rudimentar.
Escópelos
Escópelos – ou Skopelos – oferece um argumento difícil de rebater: foi o principal cenário do filme Mama Mia!. A sua beleza e rusticidade são inegáveis, mas consegue aliar a paisagem incrível a doses generosas de história, com uma série de mosteiros imponentes à espera da sua visita.
É a maior ilha do arquipélago das Espórades e oferece praias e vistas incríveis sobre o Mar Egeu. Se optar por esta ilha, não se pode vir embora sem visitar e fotografar a famosa capela de Agios Ioannis Kastri: a capelinha no alto de uma rocha, onde se realiza o casamento do filme “Mamma Mia”, protagonizado por Merryl Streep.