Uma boa liderança é realmente algo difícil de compreender e de definir. Todavia, sabemos que aos hábitos de um bom líder estão interligados o compromisso e a integração na rotina diária. Ou seja, qualquer líder consegue reconhecer que o sucesso é algo que se cultiva e que é construído com o tempo e não nasce “da noite para o dia”.
A verdade é que a liderança não é algo que aconteça somente no escritório – está também relacionada com o ambiente, a cultura da empresa, o espaço e claro, com os membros de cada equipa.
De facto, são já várias as empresas que implementaram regimes de trabalho híbridos ou exclusivamente em teletrabalho, cujos líderes tiveram que se adaptar e incluir uma liderança à distância no seu dia-a-dia.
Estamos certos de que o teletrabalho fez despoletar inúmeros desafios e um deles trata-se precisamente das lideranças – que são agora confrontadas com equipas mais dispersas e onde o contacto existente é menor.
QUAL A DIFERENÇA EM SER LÍDER E SER CHEFE?
Provavelmente já se questionou sobre a diferença entre um líder e um chefe, não é assim? É perfeitamente normal que esta ainda seja uma dúvida comum a vários profissionais, no entanto é mais fácil identificar um líder do que pode imaginar.
Os hábitos de um bom líder são um pouco diferentes dos hábitos de um chefe; os seus papéis são totalmente diferentes dentro de uma empresa. Enquanto um chefe dá respostas, um líder procura arranjar soluções ajudando os seus colaboradores a crescer, proporcionando instrumentos para tal e guiando-os através dos desafios.
Um gere pessoas e o outro dá-lhes inspiração para inovarem: um chefe gere o trabalho enquanto um líder tem a capacidade para influenciar, motivar e permitir o contributo dos outros para o sucesso de uma empresa.
De um modo geral, o chefe controla os seus trabalhadores, tende a dar ordens e critica de uma forma muitas vezes desencorajadora. Receber críticas construtivas é bastante importante, contudo é necessário estar atento a um excesso de críticas negativas que podem alterar totalmente o estado mental da pessoa em questão.
Portanto, um bom líder:
- Está focado em criar valor e acrescentar valor para o negócio;
- Não tenta controlar os seus trabalhadores, mas antes potencia a criatividade e produtividade;
- Sabe ouvir e falar;
- Encoraja as pessoas;
- Estabelece relações com o mesmo grau de cumplicidade, sem que existam preferências pessoais.
HÁBITOS DE UM BOM LÍDER À DISTÂNCIA: UMA NOVA REALIDADE
Como sabemos a pandemia e todas as restrições a ela associadas obrigaram a uma reinvenção nas dinâmicas de trabalho na maioria das empresas em todo o mundo. Numa fase inicial, foram inúmeros os trabalhadores que incluíram o trabalho remoto nas suas rotinas da noite para o dia.
Atualmente, são já várias as empresas que optaram por continuar ou com regimes de trabalho híbridos ou pelo trabalho 100% remoto e a verdade é que os desafios continuam a ser vários e diferentes em vários aspetos.
Se por um lado existe uma dificuldade para os trabalhadores se adaptarem a esta nova forma de trabalho, para os líderes das equipas os desafios também aumentam – afinal, não é fácil fazer uma readaptação na forma como se lideram pessoas, projetos e equipas.
Liderar à distância: desafios comuns
Se está habituado a liderar equipas, saberá certamente que não é a geografia nem a proximidade física que determina uma maior ou menor capacidade de liderança. Contudo, sabemos que um dos maiores desafios para quem se encontra a liderar neste momento é mesmo o da comunicação.
Aprender a comunicar à distância é o ponto-chave para alcançar uma boa liderança: ainda que a interação cara a cara seja um procedimento a manter, é necessário que isto continue a acontecer de forma virtual e bastante mais clara, transparente e assertiva.
Apesar de todos nós sabermos que comunicar virtualmente pode mesmo significar um autêntico desafio, é extremamente importante que se continuem a delegar tarefas, resolver problemas, gerir prioridades e fatores decisivos à distância de modo que se consiga manter a produtividade, motivação e criatividade das equipas de trabalho.
No fundo, é essencial que um bom líder à distância mantenha a empatia com os colaboradores, a comunicação em dia e que se façam comentários (quer da parte da equipa de trabalho, como do próprio líder). Só assim será possível manter um bom ritmo de trabalho, resultados eficazes e a saúde mental de cada profissional.
10 HÁBITOS DE UM BOM LÍDER
Na verdade, não importa se lidera equipas à distância ou se o faz de um modo presencial desde que consiga estar a par dos hábitos de um bom líder que garantem a eficácia e eficiência deste papel em qualquer um dos cenários.
Tal como todos nós temos hábitos e rotinas que gostamos de cumprir no nosso dia a dia, os bons líderes também têm alguns hábitos que são essenciais para que consigam desempenhar o seu papel da melhor forma possível todos os dias. Descubra quais.
Agendar check-ins diários
Este hábito poderá parecer um pouco exagerado. Contudo, para muitas equipas e líderes que se encontram em trabalho remoto trata-se de algo fundamental.
Se o e-mail, o telefone ou mensagens podiam funcionar enquanto os profissionais se encontravam no mesmo local de trabalho, atualmente os bons líderes precisam de ir ainda mais longe para manterem a comunicação e uma boa relação com todos os membros da equipa – soluções como o Skype ou o Teams poderão ser muito úteis para uma liderança remota mais saudável.
Pensar a longo prazo
Um dos hábitos de um bom líder é mesmo ter uma visão a longo prazo. Lembre-se que um líder lida frequentemente com as mudanças da empresa e, por isso mesmo, é necessário que seja corajoso para saber lidar com tudo isto.
Além da coragem, o pensamento a longo prazo é algo que qualquer líder faz em todo o tipo de negócios – muitas vezes, quando se trata de vender um produto, por exemplo, os resultados nem sempre surgem rapidamente. Por vezes, é necessário saber esperar.
Estar a par das tendências de mercado e ler todos os dias
Um bom líder lê todos os dias, quer sejam livros, artigos online, jornais físicos ou revistas – eles conseguem reconhecer e confiar nos benefícios da leitura diária.
Além de aumentar as bases de conhecimento, ler diariamente aumenta a capacidade de concentração, reduz o stress, enriquece o vocabulário, exercita a memória e melhora as capacidades de raciocínio também.
Todos nós sabemos que a leitura é uma forma de crescer e aprender diariamente, por isso já sabe, se o seu objetivo é se um bom líder, este é um hábito crucial que deve adotar.
Aproveitar a tecnologia
A pandemia veio acelerar o processo de transformação digital em muitas empresas. Ferramentas como o Google Hangouts, Zoom, Skype ou Microsoft Teams que a maioria de nós já utilizava ocasionalmente, tornaram-se imperativas.
Numa fase inicial, podemos concluir que poderá ter sido para muitos um pouco desconfortável – afinal não estávamos habituados a reunir diariamente através de uma câmara e no conforto de nossas casas. Contudo, esta é realmente uma das melhores maneiras para apoiar as estratégias entre as equipas e de fazer acontecer.
Focar-se em encontrar soluções e escrever diariamente as suas metas
Um bom líder não atira as culpas para nenhum outro colega. Um bom líder sabe que culpar alguém por um erro seu, não é nunca uma solução. Portanto, foca-se em encontrar soluções para os problemas na empresa, começando por analisar as causas de modo a garantir que aquele problema não voltará a acontecer.
Além disso, muitos dos grandes líderes dizem que escrevem diariamente as suas metas numa folha, enquanto outros afirmam que basta dizê-los em voz alta. Parece um pouco estranho, mas a verdade é que quando se passam as nossas metas para o papel, é uma forma de recordarmos o que nos faz mover diariamente.
Ser flexível
Em vez de apresentar uma ideia e/ou estratégia e aderir à mesma de forma rígida, um líder tende a ser adaptável. Isso não significa que tenha de se comprometer sempre que encontre um obstáculo, mas significa que está disposto a encontrar alternativas.
O mundo está em constante mudança, é imprevisível e está repleto de desafios inesperados, por isso, as pessoas que se adaptam mais facilmente, acabam a conseguir melhores resultados e a ser vistos como os mais poderosos. Se pretende mudar os seus comportamentos, este é apenas um dos hábitos de um líder que deve adotar.
Ser um membro ativo da comunidade
Este é um dos hábitos de um bom líder que funciona em diversos níveis. Um líder envolve-se com a sua família, com os seus colegas, com os seus amigos, bem como com os restantes membros da comunidade. Um líder não pode isolar-se ou procurar ganhar sozinho e é extremamente importante que procure estar atento ao que o rodeia. As pessoas poderosas são apreciadas por se envolverem socialmente e se manterem atualizadas em relação ao que se passa.
Focar-se nos resultados e não na atividade
Quando o objetivo é capacitar os funcionários, obter resultados e aumentar a produtividade é essencial que um bom líder se foque nos resultados e não no tempo de atividade que cada profissional passa online ou num determinado projeto.
Definir as metas de forma clara e os resultados pretendidos às equipas é muito importante para que estes consigam desenvolver um plano de execução onde a criatividade e a produtividade imperam de forma “livre”. No fundo, trata-se de permitir que as equipas trabalhem da melhor forma possível sem que sejam monitorizadas a cada minuto.
Este tipo de liberdade no trabalho (principalmente no trabalho remoto) poderá mesmo fazer toda a diferença nos resultados obtidos no final de cada mês.
Fazer uma boa gestão do tempo, das ações e das situações
Muitas vezes, aquilo que faz não importa nem metade do que quando o faz. Imagine que tem de dar uma má notícia ao seu chefe. É melhor fazê-lo quando está irritado, entre reuniões? Ou quando estiver calmo, de relativamente bom humor? Aprenda a gerir bem o seu tempo, bem como as suas ações, pois o timing poderá fazer toda a diferença nos resultados obtidos.
Fornecer recursos
De facto, nenhum comandante de batalha envia as suas tropas sem qualquer tipo de treino ou recursos adequados, não é verdade? No caso de um bom líder, é exatamente a mesma coisa.
Muitas equipas remotas precisam de recursos como computadores, ecrãs, uma boa ligação à internet, webcams de qualidade para reuniões decisivas ou determinados programas ou aplicações essenciais para exercerem as suas funções da melhor forma possível.
Assim, é importante que os líderes estejam também atentos a este tipo de recursos e necessidades de cada membro da sua equipa para que se consiga manter um bom ritmo de trabalho sem interrupções desnecessárias que dificultem a produtividade.