Incorporar hábitos de vida saudável na sua rotina pode ser uma forma de cuidar da saúde sem o compromisso de mudanças drásticas. Alterar pequenos detalhes pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e garantir-lhe uma boa saúde e bem-star.
6 hábitos de vida saudável que vai querer adotar
Tome o pequeno-almoço
O pequeno-almoço é uma refeição importante por diversos motivos, afinal, é o responsável por iniciar a atividade metabólica do corpo e, consequentemente, evita os snacks menos saudáveis.
Estudos mostram que adultos que tomam um pequeno-almoço saudável têm mais probabilidades de terem um dia de trabalho satisfatório. Não sente fome de manhã? Não há problema, opte por alguma coisa leve e nutritiva, como granola com iogurte ou uma peça de fruta.
Planeie as refeições
Planear as refeições é um dos hábitos de vida saudável que exigem um pouco mais de disciplina, mas que valem todo o esforço. Ter as refeições planeadas ajuda a poupar tempo, dinheiro e até um consumo desnecessário de calorias ou gorduras.
A organização pode envolver a preparação prévia da marmitas ou apenas uma ementa organizada. Isto ajuda também a evitar o desperdício de dinheiro com compras extras. Além disso, com snacks saudáveis à mão, torna-se mais fácil resistir ao bolo com café na hora da pausa.
Beba muita água
Estar hidratado é um ponto importante para manter hábitos de vida saudável. Beber muita água ajuda a perder peso e contribui para o funcionamento geral do organismo, com o bónus de também deixar a pele linda. Uma dica para aumentar o consumo de água é dar sabor à bebida com pedaços de fruta como limão e laranja.
Mexa-se
Em vez de se levantar da cadeira apenas para buscar outro copo de café, aproveite esses minutos para movimentar o corpo. Pequenos alongamentos, uma curta caminhada, 30 minutos ao dia são o suficiente para ao menos manter o corpo saudável. Se não tem como se exercitar por 30 minutos de uma só vez, divida esse tempo em pequenos intervalos ao longo do dia.
Viva offline
Quando se fala em hábitos de vida saudável é imprescindível não ignorar a saúde mental. Que tal tentar controlar o impulso de estar sempre a verificar a caixa de e-mails ou as redes sociais? Tente programar um horário para simplesmente colocar o telemóvel de lado e fazer outras coisas, como ler um livro, estar entre amigos, meditar ou praticar uma atividade física, por exemplo.
Aprenda algo novo
Aprender novas coisas mantém o cérebro ativo e saudável. Experimente fazer aquele curso que sempre teve vontade de fazer, mas que sempre adiou começar. Que tal uma aula de dança ou um curso de escrita criativa? Melhor ainda: aprenda uma nova língua. O processo mental faz bem ao cérebro e pode ajudar a evitar doenças como Alzheimer.
Veja também: