Um grande clássico sobre desenvolvimento pessoal é o livro de Stephen Covey – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. E, se ainda não o leu, saiba que é uma daquelas obras literárias quase obrigatórias para todos os profissionais que pretendam aumentar a produtividade.
Afinal, a publicação do autor resume mais de 200 anos de materiais publicados sobre o sucesso profissional. Além disto, tenta ainda retirar os grandes segredos que estão atrás das pessoas conhecidas, bem-sucedidas e de renome.
Stephen Covey, define um hábito como a “intersecção entre conhecimento, habilidade e vontade” para agir de uma determinada forma e com um determinado sentido de propósito. Por serem padrões de comportamento consistentes, inconscientes e repetitivos, os hábitos “são as expressões do nosso caráter e produzem a nossa eficácia… ou a nossa ineficácia”.
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, segundo Stephen Covey
Procura aumentar a produtividade no trabalho? Manter-se ativo e criativo de forma quase constante sem que nada o impeça de ser bem-sucedido? Atente nos hábitos das pessoas altamente eficazes e tente colocá-los já hoje em prática.
Ser proativo
O autor do livro explica que ser proativo é como ser responsável pela própria vida. Ou seja, é crucial compreender que o comportamento de cada pessoa depende das decisões que cada um vai tomando na vida.
No entanto, cada pessoa deve ter iniciativa e responsabilidade suficientes para conseguirem fazer as coisas acontecer, sem sentirem que precisam de alguém para colocarem as ideias em prática.
Assim, para fazer parte do grupo das pessoas altamente eficazes recomenda-se que se torne num autêntico solucionista de problemas, através da tomada de consciência.
Comece com o fim em mente
Trata-se do hábito da liderança pessoal. Isto é, as pessoas que aplicam este hábito tendem a modelar o seu próprio futuro através da criação de uma visão e sentido de propósito nas suas vidas.
O que significa que, estas pessoas vivem o dia-a-dia de forma bastante clara, tendo sempre os seus objetivos e propósito em mente.
Iniciar com aquilo que é mais importante
Faça o que for mais importante em primeiro lugar e isto serve para colocar em prática todos os dias, quer seja no trabalho ou em casa. Falamos, portanto, do hábito da gestão pessoal.
Mas, para que isso seja possível é necessário que seja disciplinado e que tenha vontade de fazer as coisas bem. De facto, o autor defende que acima do networking e do trabalho duro, saber priorizar as tarefas é aquilo que garante uma vantagem competitiva sobre os outros.
Ora, esse tipo de priorização evita que deixe tarefas menos agradáveis por fazer e que acabe por procrastinar ou deixar tudo para a última da hora. Dessa forma, não conseguirá ser tão produtivo nem criativo para obter resultados.
Pense win-win (ganhar-ganhar)
Pensar ganhar-ganhar é a atitude que deve ter se o objetivo for tornar-se numa pessoa altamente eficaz. Trata-se de uma atitude focada na procura de benefícios mútuos em todas as interações (baseada na consideração pelos outros e no respeito).
O hábito da liderança interpessoal encoraja a resolução de conflitos de forma negociada e estimula ainda as pessoas a tentarem encontrar respostas que sejam igualmente vantajosas.
Isto significa que todos devem conseguir resultados satisfatórios em qualquer tipo de contacto ou relação. E apesar do mercado de trabalho ser bastante competitivo, este tipo de hábito prevê que existem recursos suficientes para todos e que o sucesso de um não precisa de significar o fracasso do outro.
Compreenda primeiro, para depois ser compreendido
O hábito da comunicação empática prevê que escute primeiro com a verdadeira intenção de compreender o que o outro diz – em vez de aproveitar apenas para estar a preparar a sua resposta. Desta forma, está a construir a verdadeira comunicação e relacionamento com autenticidade.
Afinal, quando nos sentimos compreendidos, aceites e valorizados, o ambiente onde estamos inseridos torna-se mais favorável para conversarmos abertamente sobre as nossas perspetivas e opiniões.
Crie sinergias
O autor define sinergia como a perceção de que o todo é maior do que a soma das partes, enaltecendo o poder das relações interpessoais e da cooperação. No fundo, a sinergia valoriza as diferenças entre todos e gera relações e interações mais amorosas e de confiança.
No fundo, criar sinergias é produzir uma 3ª. alternativa: como se se tratasse de uma 3ª. solução que irá ser melhor que aquela que qualquer um de nós teria sozinho.
Portanto, as pessoas altamente eficazes compreendem que os esforços realizados em conjunto podem gerar resultados melhores e mais produtivos do que as iniciativas individuais.
Aprume as ferramentas pessoais
Estamos perante o hábito da renovação pessoal. Segundo o autor do livro, este é o hábito que torna possíveis os anteriores.
Ao afinar as suas ferramentas pessoais, estará a trabalhar em diversas dimensões: mental, física, emocional/social e espiritual de maneira constante, equilibrada e sensata.
Para se tornar numa pessoa altamente eficaz é crucial cuidar do seu corpo através de uma boa alimentação, descanso e prática de atividade física, exercer a espiritualidade, exercitar a mente e dedicar-se às relações interpessoais.
Na verdade, o importante é consumir bons conteúdos, explorar conhecimentos e trabalhar nas suas relações do dia a dia para construir o seu caminho para o sucesso. Além disto, tenha sempre por base os seus valores e mantenha a sua integridade pessoal.