O smartphone é uma das grandes invenções da tecnologia moderna, tendo acabado por se tornar uma ferramenta usada todos os dias, com bastante frequência.
Por ser um dispositivo muito utilizado, a sua bateria sofre muito desgaste. E por muitos cuidados que tenhamos, parece que esta nunca dura tanto tempo quanto desejado. Fique a conhecer os hábitos que estão a arruinar a bateria do seu telemóvel.
Os 7 hábitos que estão a arruinar a bateria do seu telemóvel
1. Não ativar o modo de voo em zonas com pouca rede
Quando se encontra em áreas com pouca rede (telefónica e Wi-Fi), o seu smartphone está a trabalhar mais do que o normal para tentar voltar a estar ligado a uma rede, o que desgasta a bateria.
O que deve fazer nestas situações é colocar o telemóvel em modo voo e voltar ao modo normal quando estiver numa zona com boa cobertura de rede.
2. Ter muitas apps a enviar notificações
Muitas aplicações (a não ser que o utilizador as programe para fazer o oposto) vão enviar notificações que, muitas vezes, não são necessárias. Cada vez que uma app envia notificações, a bateria sofre desgaste. Vai poupar a vida da sua bateria ao selecionar, com cuidado, as apps que realmente quer que lhe enviem notificações.
3. Ter o Bluetooth sempre ligado
Muitos dispositivos foram criados para ter o Bluetooth ativado de forma automática. Deve desativar esta opção. Isto porque ter o Bluetooth sempre ligado coloca pressão na bateria do seu smartphone, uma vez que esta tem de trabalhar mais para manter esse processo ativo. Ligue o Bluetooth apenas quando precisar.
4. Fazer muitas chamadas
Foi para isto que os telemóveis foram criados, mas é uma atividade que gasta muita bateria. Fazer chamadas usa não só a energia do dispositivo como também a capacidade de rede, o que se reflete num desgaste maior da bateria. Se quiser dar algum descanso à bateria, envie mensagens ou e-mails quando possível.
5. Tirar muitas fotografias e fazer vídeos
Isto acontece especialmente quando se está de férias e/ou a viajar. Tirar fotografias e fazer vídeos exige mais da bateria porque implica que se processe as funcionalidades da câmara fotográfica.
6. Usar muitas apps com geolocalização ativada
As apps de GPS são verdadeiros guias em qualquer parte do mundo, o que é bastante útil. Mas outras aplicações, como o Yelp, Facebook e Instagram, podem estar a arruinar a bateria do seu telemóvel, uma vez que têm ativada a opção de identificação de localização. Considere ativar esta opção quando apenas precisar dela.
7. Não ter cuidado com a temperatura do smartphone
A temperatura afeta bastante a qualidade de vida da bateria do smartphone. Se estiver em ambientes muito frios, deve ter o telemóvel numa capa.
Evite andar com o equipamento no bolso e tenha cuidado ao carregar o telemóvel: certifique-se de que ele está a carregar sempre fora da capa, para que haja menos probabilidades de haver acumulação de calor.
Veja também: