Cuidar da visão deveria ser um hábito diário, e existem pequenas atitudes do quotidiano que podem ajudam a reduzir os riscos de infeções, doenças degenerativas e até cegueira. Mudanças na alimentação, como evitar o consumo de sal, são fáceis de incorporar e podem ser decisivas para a saúde dos olhos.
8 hábitos que podem melhorar a visão
Use sempre óculos de sol
A relação entre a luz solar e o aparecimento de danos causados pelos raios UV é considerada intrínseca. Pesquisas feitas com pescadores do estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, mostraram que aqueles que usavam algum tipo de proteção ocular contra a luz do sol apresentavam menos danos na córnea de um modo geral. E, por isso, também tinham menos probabilidades de desenvolver algum tipo de doença degenerativa ou perda da visão.
O conselho dos médicos é unânime: use óculos de sol sempre que sair de casa, ainda que esteja nublado. Grande parte da radiação não é percetível ao olho humano, mas continua a causar danos. Nos dias de verão, quando a incidência dos raios UV aumenta, complemente a proteção com o uso de um chapéu.
Inclua folhas verdes na ementa
Folhas verdes como couve, espinafre e agrião são ricas em luteína, substância que pode ajudar a evitar o desenvolvimento tanto de cataratas quanto de doenças degenerativas. Para quem já possui alguma destas condições, ou procura por hábitos que podem melhorar a visão, a luteína é um dos nutrientes que auxilia no retardamento das doenças já existentes.
Coma peixe
Um estudo de Harvard apresentado em 2003 a médicos pesquisadores avaliou a dieta de mais de 30 mil mulheres. A pesquisa comprovou que aquelas que consumiam menos peixe, e consequentemente menos ómega 3, tinham mais probabilidades de desenvolver problemas relacionados com a visão. A lista incluía até os peixes enlatados.
Caso seja vegetariano, esteja preocupado com a contaminação de mercúrio ou apenas não goste desta proteína animal, o mesmo tipo de nutriente existe no formato de pílulas de suplementação alimentar.
Cuidado com a tensão arterial
As duas maiores causas da cegueira são a tensão arterial alta e a diabetes. Ambas as condições danificam os vasos sanguíneos, inclusive os relacionados com os olhos.
Verifique a sua maquilhagem
Além de evitar dormir com a maquilhagem, o que faz mal para a pele e acumula resíduos nos olhos, é importante estar atento ao prazo de validade de produtos como as máscaras de pestanas, lápis e sombras. As mucosas dos olhos são extremamente sensíveis, e a tendência é que a maquilhagem acumule pó e ácaros. Caso o produto não possua a data de validade e não esteja com aparência ou cheiro diferente do normal, procure trocá-lo a cada 6 meses.
Troque as toalhas regularmente
Toalhas de banho e de rosto nem sempre secam como deveriam. Por isto, são consideradas um ambiente convidativo para os germes e as bactérias. Se quer evitar infeções como a conjuntivite, troque as toalhas semanalmente e evite assim maiores problemas.
Tome multivitamínicos
Faça do uso dos multivitamínicos um hábito, como escovar os dentes. Estudos demonstram que a suplementação vitamínica de elementos como o zinco pode ajudar a reduzir as probabilidades de perda de visão relacionada com a idade.
Para a prevenção das cataratas, principalmente nas mulheres, os especialistas recomendam o suplemento de vitamina C. No entanto, antes de consumir qualquer tipo de suplementação alimentar, consulte o seu médico. Muitos nutrientes conseguem ser ingeridos na dose certa apenas através de uma dieta equilibrada.
Direcione a ventilação para longe dos olhos
No carro ou em casa, evite ter o ar-condicionado ou o aquecedor direcionado para a face. Essa ventilação acaba por ressecar demasiado os olhos e a falta de lubrificação das córneas pode causar abrasões severas e até cegueira, se não for tratado corretamente. Caso não abra mão de ter o ar direcionado para o rosto, use óculos de sol sempre que possível, de maneira a formar um escudo protetor.
Veja também: