A hepatite A (HAV) é mais frequente nos países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico. Incide principalmente em crianças e adolescentes. Por isso quando viaja para um país com condições sanitárias menos desenvolvidas, normalmente é aconselhado a tomar a vacina contra a hepatite A.
Como se propaga a hepatite A?
A transmissão ocorre pela via chamada fecal-oral, na maioria das vezes com fezes de doentes contaminados. Estas fezes podem ser encontradas na água de consumo ou alimentos. Não esquecer que o gelo também pode ser uma fonte de contaminação.
Pode ocorrer também entre pessoas que utilizem piscinas com água mal tratada e que partilhem toalhas e lençóis impercetivelmente contaminados por fezes.
O marisco, por exemplo, pode representar um perigo se a sua proveniência for de um viveiro contaminado por águas de esgoto, pois as ostras, os mexilhões e as ameijoas concentram o vírus existente no seu habitat.
Quais os sintomas da Hepatite A?
Os sintomas iniciais são variáveis, podendo ocorrer:
- Mal-estar generalizado;
- Dores de corpo;
- Dor na parte direita superior do abdómem;
- Dor de cabeça;
- Cansaço generalizado;
- Falta de apetite;
- Febre.
Depois disto começa a surgir a típica coloração amarelada das mucosas e da pele à qual chamamos icterícia. A urina adquire uma coloração muito escura e as fezes podem ser claras.
Contudo é importante referir que há pessoas que não apresentam qualquer sintoma da doença e só descobrem que tiveram a doença por exames de sangue casuais.
Qual o tratamento?
- Não há medicação específica – quando necessário utilizam-se fármacos para tratar os sintomas associados como enjoos, dor e febre.
- É necessário aumentar a ingestão de água.
- É possível durante a recuperação haver algumas recaídas.
- A evolução geralmente é benigna, com alívio dos sintomas em 2 ou 3 semanas.
- A resolução total e cura ocorrem em cerca de 2 meses.
Como se previne?
O vírus da hepatite A é eliminado pelas fezes na fase de incubação e nos primeiros 10 dias de icterícia. Assim, é importante o uso de água tratada ou fervida para fins alimentares, além de seguir as recomendações quanto à proibição de banho em locais com água contaminada e também o uso de desinfetantes em piscinas.
Os indivíduos expostos a este tipo de hepatite há menos de 15 dias e ainda sem sintomas, podem ser tratados com uma injeção de anticorpos, tentando prevenir ou amenizar a doença.
A vacina contra a hepatite A é recomendável para todas as crianças a partir de um ano de idade e para pessoas que viagem para áreas endémicas. A vacina é obtida a partir do vírus inativo, é considerada praticamente 100% eficaz e não tem quaisquer contraindicações.
Veja também: