Sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Sim, leu bem. A pele é um órgão vital, e daí ser tão importante mantê-la hidratada e protegida. Para a ajudar, reunimos as melhores dicas para uma boa hidratação no inverno.
A importância de cuidar da pele
Como começamos por lhe dizer, a pele é um orgão importantíssimo no nosso corpo.
Ela atua como barreira protetora contra agentes do meio ambiente (vírus e bactérias), é responsável por funções essenciais como a regulação térmica e as funções sensoriais, tendo também o papel de se ver livre de substâncias que necessitam de ser eliminadas pelo organismo.
É composta por 3 camadas: a epiderme (camada mais superficial, responsável pela proteção contra as agressões exteriores e pela impermeabilização da pele), a derme (responsável por conferir resistência e elasticidade à pele) e a hipoderme (camada mais profunda, protege contra traumas físicos e atua como um depósito de calorias).
Consequentemente, a pele funciona como uma primeira linha de defesa do nosso organismo, na medida em que cobre todos os tecidos do corpo. Assim sendo, é importantíssimo cuidar dela durante todo o ano.
No inverno, o frio, o vento forte e a chuva contribuem para um ressecamento da pele, sobretudo nas zonas mais expostas, como o rosto, os lábios e as mãos. Por isso, a palavra de ordem é mesmo hidratação.
Cuidar da pele: 7 dicas essenciais para manter a hidratação no inverno
Use um creme hidratante mais nutritivo
No inverno a pele pede mais hidratação, pelo que deverá apostar num creme mais hidratante do que usa habitualmente.
Nesse sentido, quer seja para o rosto quer seja para o corpo, é importante que o creme que escolher tenha uma ação reparadora e nutritiva. A sua pele vai agradecer.
Cuidado com as diferenças de temperatura
Embora agora estejamos mais por casa, em virtude do confinamento, a verdade é que deve continuar a ter cuidado com as diferenças de temperatura.
Nesse sentido, se for à rua, hidrate muito bem os lábios com um bálsamo hidratante, o rosto com um creme específico para o seu tipo de pele e as mãos.
Vai notar como a pele se mantém mais bonita e sem ressecamentos.
Prefira roupas de fibras naturais
Pensando especificamente na pele do corpo, saiba que deve preferir roupa de fibras naturais, como a lã, a caxemira ou o algodão.
Isto porque as fibras naturais permitem que a pele respire, não obstruindo os poros (como acontece com as fibras sintéticas).
Assim, depois do banho, hidrate bem a pele e vista roupas quentes feitas a partir de fibras naturais.
Cuidado com os banhos quentes
Por falar em banho, é importante que tenha em mente que deve tomar banho com água morna, e não demasiado quente.
Isto porque, a água muito quente provoca o ressecamento e a desidratação da pele. Por isso, tenha alguma atenção na hora de tomar banho.
Se quiser, pode aproveitar esse tempo debaixo de água para nutrir a pele com um óleo de banho. Vai senti-la muito mais sedosa e hidratada.
Aplique um creme gordo assim que sair do banho
Quando a pele está húmida absorve melhor qualquer produto que lhe apliquemos. Nesse sentido, aproveite para aplicar um creme gordo e bem nutritivo em todo o corpo, assim que sair do banho.
Essa é também uma boa altura para aplicar uma máscara hidratante no rosto.
Não se esqueça do pescoço
Mais vezes do que gostaríamos de admitir, esqueçemo-nos do pescoço, quando estamos a aplicar creme. Mas é muito importante mantê-lo bem hidratado, sobretudo no inverno.
Assim, quando for aplicar o seu creme de rosto habitual, estenda-o até o pescoço e massage durante alguns segundos.
Aposte nos óleos
O inverno é a melhor estação para usar e abusar dos óleos corporais e faciais. Assim, escolha os seus favoritos online e mime-se num spa caseiro.
Lembre-se que quando for comprar um óleo de rosto, deve ter em conta o seu tipo de pele. A ideia é deixar a tez mais hidratada, macia e firme.
Agora que já sabe como manter a hidratação da pele no inverno, acabaram-se as desculpas para não ter uma pele suave, bonita e hidratada.