Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Nov, 2024 - 18:00

Highlands: viagem pelos lagos e mitos da fantástica Escócia

Miguel Pinto

Roteiro para uma viagem à Escócia e às suas majestosas Highlands. Passeie entre lagos e montanhas e admire toda a força da natureza.

paisagens das Highlands na Escócia

As Highlands da Escócia, que é como quem diz as Terras Altas escocesas, guardam inúmeros encantos. Há quem diga que é um lugar onde a chuva é eterna, mas isso é um claro exagero. Há sempre um ou outro dia no ano em que as águas dão tréguas.

Sempre foram um lugar mágico, mas tornaram-se destino de eleição de milhares de turistas muito graças ao filme Braveheart, a história do rebelde William Wallace e da sua luta contra os ingleses. Este filme de Mel Gibson colocou a Escócia no mapa (mesmo se grande parte da película tenha sido filmada… na Irlanda).

Mas a verdade é que as Highlands da Escócia são mesmo incríveis. As montanhas nevadas, cobertas de névoa, os lagos de um azul profundo, o famoso Loch Ness, os castelos icónicos, o típico gado escocês (conhecido como o Highland Cattle), os whiskies da região ou a aurora boreal, são apenas alguns dos atrativos.

Há também homens com kilts, gaitas de foles e uma pronúncia cerrada, dificilmente compreensível a quem chega de fora. Não se preocupe, acaba por se habituar e os escoceses também ajudam.

Highlands da Escócia ou as Terras Altas escocesas

O território escocês divide-se em duas grandes regiões: as Lowlands e as Highlands (as Terras Baixas e as Terras Altas, respetivamente).

Nas Lowlands, no sudeste escocês, ficam as grandes cidades, como Edimburgo, Glasgow, Stirling e Dundee. Já as Highlands, ficam a noroeste, são pouco povoadas, e a sua única cidade com alguma dimensão é Inverness, a qual está situada na margem norte do Loch Ness.

A pouca urbanização é compensada pelas maiores belezas naturais de todo o Reino Unido, com lagos, fiordes e montanhas nevadas, únicas neste território.

Principais atrações das Highlands da Escócia

1

Parque Nacional Loch Lomond

Loch Lomond nas Highlands daEscócia
As tradicionais vacas escocesas a pastar junto aos lagos

Como já dissemos, as montanhas nevadas são um dos atrativos das Highlands. As elevações são imensas, de tom castanho e exibem uma vegetação rasteira e seca. Já o seu topo está coberto de neve e as temperaturas descem a níveis que fazem mesmo bater o dente.

Mas as montanhas são apenas parte deste Parque Nacional, onde ainda pode encontrar vales, lagos e uma série de encantos naturais que vale a pena explorar e descobrir.

2

Glencoe e Fort William

Glencoe highlands
Glencoe está repleto de belezas naturais

Sempre com as montanhas e os lagos como cenário, as Terras Altas da Escócia não cessam de surpreender. Glencoe é uma pequena vila, onde vale a pena parar para fazer uma refeição leve e seguir caminho para a próxima paragem: Fort William.

Fort William é uma pequena cidade na rota das Highlands, a partir da qual pode seguir para Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido.

Também por aqui passa o Jacobite Steam Train, o comboio que inspirou o famoso Hogwarts Train, do imaginário Harry Potter.  Além disso, em Fort William também pode encontrar a destilaria Ben Nevis, a qual merece uma visita.

3

Castelo de Eilean Donan

Castelo Highlands
O maravilhoso castelo de Eilean Donan

Este castelo foi reconstruído no século XX, a partir das ruínas de um mais antigo que ali existia. Fica numa ilhota – a Ilha de Skye, banhada por um lago. Há uma ponte de pedra – a Skye Bridge – que conduz os visitantes da terra até a área do castelo.

Pelo caminho, irá passar por diversos lagos, como os Lochs Lochy, Garry e Cluanie, verdadeiras atrações para quem visita as Highlands.

4

Broadford e Portree

Portree Highlands
Portree tem uma boa oferta de lazer

Broadford é um pequeno povoado que fica a caminho e onde é possível pernoitar. No entanto, se preferir ficar numa cidade maior e com mais oferta, então Portree, aí bem perto, é uma boa opção.

5

Inverness

Inverness Highlands
Em inverness pode admirar a aurora boreal

De Portree a Inverness são quase três horas de viagem. Esta cidade oferece muitas opções de alojamento e refeição.

A partir deste território é possível assistir a um dos espetáculos naturais mais fascinantes: a Aurora Boreal. Um céu iluminado a cores roxas, verdes e amarelas, que maravilha qualquer um e deve ser eternizado em fotografia.

6

Loch Ness e Castelo de Urquhart

Loch Ness Highlands
No Lago Ness pode procurar o monstro, a famosa Nessie

O Castelo de Urquhart fica à frente do Lago Ness, um dos ex-libris da Escócia de que quem se aventura nas Highlands. Na verdade, ele não está aberto ao público e apenas é possível visitar as suas ruínas.

Quanto ao lago, é indispensável passar por lá, tirar umas quantas fotografias e, claro, espreitar e verificar se Nessie – o monstro que lá habita – dá ou não honras de aparecer.

Um pormenor importante: na Escócia deve dizer loch. Se disser lake, verá o ar nauseado dos escoceses.

7

De Fort Augustus a Stirling

Stirling Highlands
O espírito de William Wallace ainda paira em Stirling

Fort Augustus fica no extremo sul do lago. Trata-se de uma cidade pequena que funciona mais durante os meses de verão, do que propriamente nas restantes altura do ano. O Castelo de Stirling também merece uma visita, assim como a estátua de Robert the Bruce, rei escocês, que fica na sua frente.

Ainda por aqui encontrará alguns vestígios de William Wallace, o guerreiro celebrizado no cinema pelo tal filme Braveheart, de Mel Gibson.

Wallace terá sido contemporâneo de Robert the Bruce, tendo vencido diversas batalhas contra os exércitos ingleses, em busca de uma independência que nunca chegaria.

É um facto que a vida de William Wallace se confunde entre a realidade histórica e a lenda, mas é mais um atrativo para conhecer a fantástica cidade de Stirling.

Veja também