O que fazer para aceder ao homebanking em segurança? O recurso aos serviços das entidades bancárias através da Internet (o chamado homebanking) generalizou-se, ainda que o número de utilizadores tenha estagnado desde 2014, segundo dados recentes da Marktest.
A acompanhar a tendência, surgiram novos serviços e meios de utilização – PC, SMS, app para smartphone e até smartwatch –, e verificou-se uma melhoria dos mecanismos contra fraudes associadas ao homebanking.
No entanto, continua a ser fundamental que adote alguns comportamentos necessários para que possa utilizar o homebanking em segurança, pois este, apesar da comodidade e poupança, implica riscos e desvantagens.
O homebanking engloba serviços bancários aos quais um cliente de uma instituição financeira pode aceder através do telemóvel, smartwatch, televisor ou computador para ligação ao computador central da instituição. Acredita-se que quando ultrapassadas ou atenuadas as barreiras da insegurança, as desconfianças por parte do consumidor também diminuirão, aumentando definitivamente a sua utilização.
Como utilizar o homebanking em segurança
Como referido, apesar de amplamente difundido, deverá tomar medidas de segurança para se proteger dos vários tipos de fraude associados ao homebanking (muitas aplicáveis igualmente a compras online).
1. Leia e conheça as especificidades do serviço de homebanking da sua instituição bancária, nomeadamente as informações de segurança e de acesso ao serviço (por exemplo, que tipo de informação é solicitada no acesso ao homebanking). Se tiver dúvidas, esclarece-as com a instituição;
2. Ao aceder ao seu banco online escreva sempre o endereço eletrónico completo do mesmo, ou seja, não aceda ao homebanking através de um link;
3. Para aceder aos serviços de homebanking em segurança deverá, preferencialmente, fazê-lo através do seu computador pessoal, ou seja, evite aceder à sua conta bancária online através computadores ou tablets públicos ou partilhados;
4. Proteja o seu equipamento (computador, tablet ou smartphone) com programas antivírus e anti-spyware, e com uma firewall, atualizando-os regularmente;
5. Verifique se o endereço eletrónico começa por “https” em vez de “http” (o “s” indica mais segurança) e se inclui uma chave ou cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela do browser;
6. Algumas dicas para saber se está seguro durante o acesso ao homebanking: minimize a página de acesso e verifique se também o teclado virtual é minimizado. Se não minimizar, é sinal de fraude. Ou, ao aceder ao homebanking, digite uma palavra-passe errada na primeira tentativa. Se não surgir uma mensagem de erro significa que o site não é seguro;
7. Não utilize palavras-passe óbvias, como as que estejam associadas a informação pessoal (data de nascimento, por exemplo) ou que sejam fáceis de adivinhar (123456 ou ABCDEF, por exemplo), e não as transmita a terceiros.
8. Mude as palavras-passe com frequência, pelo menos trimestralmente;
9. Não guarde palavras-passe, códigos de acesso ou qualquer outra informação confidencial no computador pessoal, em papel, em mensagens de correio eletrónico (e-mail) ou telemóvel;
10. No final de cada utilização do serviço de homebanking, termine sempre a sessão e saia da página da entidade bancária, clicando nos ícones existentes para o efeito, ou seja, não feche a janela sem primeiro terminar a sessão;
11. No acesso ao serviço de homebanking não utilize uma palavra-passe igual à que utiliza para outras ligações que não requerem tanta segurança (as mesmas palavras-passe usadas em redes sociais, por exemplo);
12. Em compras online, preferencialmente, use cartões virtuais (pode criá-los numa caixa automática ou mesmo através do homebanking) ou use meios de pagamento com segurança acrescida (cartões com limite de crédito ou com procedimentos de autenticação suplementares, por exemplo);
13. Após executar uma operação bancária ou uma compra pela Internet, guarde os registos das operações efetuados e consulte regularmente a sua conta para verificar os movimentos realizados e se não há algo de errado. Caso detete algum movimento que não autorizou ou que não reconhece, contacte de imediato a sua instituição bancária;
14. Ignore os e-mails de caráter duvidoso, a solicitar informações sobre contas bancárias, mesmo que pareçam ter sido enviados pelo seu banco. As caixas de correio eletrónico são um meio usado frequentemente para tentativas de phishing. Os e-mails fraudulentos, normalmente, são identificáveis se estiver atento ao tipo de linguagem (mais informal) ou idioma. Não deve abrir esses e-mails, nem clicar em eventuais hiperligações ou descarregar anexos;
15. Use apenas aplicações móveis (apps) seguras no seu smartphone, ou seja, apenas apps com caráter fidedigno, obtidas em lojas de aplicações oficiais. Caso contrário, poderá estar a aceder a aplicações com software malicioso;
16. Ainda relativamente às apps, verifique as permissões de acesso aos seus dados exigidas pelas mesmas. Se lhe parecerem excessivas, não descarregue a app;
17. Se suspeitar de fraude associada ao homebanking, entre imediatamente em contacto com a instituição que lhe presta serviços bancários ou de pagamento, e faça uma participação às autoridades (PSP, GNR, PJ ou Ministério Público).
O que pode fazer através do homebanking?
Entre outras operações poderá:
- Consultar, por exemplo, património financeiro (contas, cartões, fundos, ações, seguros, etc.), saldos, extratos, débitos diretos, operações realizadas ou agendadas;
- Efetuar pagamentos de serviços, pagamentos ao estado e setor público, etc.;
- Realizar transferências (nacionais e internacionais);
- Gerir os pagamentos dos seus cartões de crédito.
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