Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Jan, 2025 - 11:30

Honda 0 Series: marca japonesa revela mais dois protótipos

Miguel Pinto

Foram apresentados em estreia mundial dois protótipos: o Honda 0 Saloon e o Honda 0 SUV. Devem chegar ao mercado em 2026.

Honda 0 Saloon

A Honda fez a estreia mundial de dois modelos protótipos na CES 2025, em Las Vegas: o Honda 0 Saloon e o Honda 0 SUV, os primeiros veículos da Honda 0 Series a entrarem nos mercados globais a partir de 2026.

A marca também apresentou o seu sistema  operativo (SO) original para veículos, o ASIMO OS, que será aplicado à sua série global de  veículos elétricos.

Ao fazer avançar o modelo conceptual apresentado no ano passado na CES 2024, o protótipo do Honda 0 Saloon foi desenvolvido em preparação para um lançamento no mercado em 2026.

Mantendo o design exato do modelo conceptual, o protótipo apresenta uma altura baixa e um estilo desportivo que distingue a berlina de outros veículos elétricos, bem como um espaço interior mais espaçoso do que seria de esperar com base nas dimensões exteriores.  

O Honda 0 Saloon, o modelo emblemático da Honda 0 Series, irá basear-se na recém-desenvolvida arquitetura dedicada de veículos elétricos e apresentará uma série de  tecnologias de próxima geração que incorporam a abordagem de desenvolvimento “Thin,  Light and Wise”.  

Honda: protótipos e condução autónoma

Na CES 2025, a Honda concentrou-se na introdução de determinadas tecnologias e caraterísticas que contribuem para o valor “Wise” do Honda 0 Saloon.

Isto inclui a tecnologia de condução autónoma de Nível 3, que a Honda colocou em prática pela primeira vez no mundo, bem como a “otimização ultra-pessoal” que oferecerá  uma experiência de mobilidade personalizada para cada utilizador individual, algo que será  possível com o ASIMO OS.

O modelo de produção do Honda 0 Saloon deverá ser introduzido primeiro no mercado norte-americano, em 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo Japão e  Europa.  

Honda 0 SUV

Honda 0 SUV 

Com base no modelo conceptual Space-Hub apresentado na CES 2024, que propõem o novo valor dos veículos elétricos da Honda como um “espaço” para as pessoas, o construtor nipónico apresentou o protótipo de um SUV elétrico de tamanho médio, que será o  primeiro modelo da Honda 0 Series.

Ao aplicar a abordagem “Thin, Light and Wise” a um  SUV, o espaço interior foi aumentado e foi conseguido um habitáculo espaçoso com um  campo de visão excecionalmente claro e sem restrições, com grande flexibilidade.  

Juntamente com a grande variedade de tecnologias de última geração, o Honda 0 SUV aplicará uma estimativa de atitude de alta precisão e controlo de estabilização.

Este  controlo é baseado em sensores giroscópicos 3D, tecnologia que a Honda criou através do  desenvolvimento das suas tecnologias robóticas originais, para permitir ao condutor uma dinâmica à vontade em várias superfícies de estrada. 

O modelo de produção do Honda 0 SUV deverá ser introduzido no mercado norte americano, no primeiro semestre de 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo  Japão e Europa.  

Novo Honda Prelude
Veja também Honda Prelude chega à Europa no início de 2026

Sistema operativo ASIMO OS 

Os modelos da Honda 0 Series serão equipados com o ASIMO OS, o sistema operativo original da Honda, desenvolvido de raiz para veículos, que será a tecnologia central para alcançar o valor “Wise” da série global de veículos elétricos.

O ASIMO era um robô humanoide capaz de andar de forma autónoma, desenvolvido como parte da investigação tecnológica fundamental da Honda, com o objetivo de ajudar  as pessoas e, ao mesmo tempo, coexistir em sociedade. A Honda iniciou a investigação e o  desenvolvimento da robótica em 1986 e apresentou o ASIMO em 2000.

Este robô tornou-se um ícone no domínio da robótica entre os anos 2000 e 2010 e era apreciado por pessoas  de todo o mundo.

Como plataforma de software, o ASIMO OS aplicará o controlo integrado de unidades de controlo eletrónico (ECU) para sistemas de veículos como a condução autónoma/sistemas avançados de assistência ao condutor (AD/ADAS) e o sistema de infoentretenimento no veículo.

Ao atualizar constantemente o software de bordo através de atualizações over-the air (OTA), mesmo após a compra do veículo, as funções e os serviços serão continuamente  adaptados de acordo com as preferências e as necessidades de cada utilizador.

Veja também