Share the post "Honda CBR: cruzamento perfeito entre performance e versatilidade"
Contar a história de uma moto é fazer uma viagem no tempo. E a viagem que propormos é um regresso aos anos 80 do século XX. Uma visita à Honda, uma das marcas mais prestigiadas do sector, e à série de motos com a icónica sigla CBR. A Honda CBR, lançada precisamente no início dos anos 1980 do século XX, tornou-se um sucesso de vendas, sendo venerada em todo o mundo.
Destaca-se pelo design aerodinâmico, potência, agilidade, fiabilidade e versatilidade, sendo considerada uma das melhores motos para competição e para uso urbano.
A linha desportiva Honda CBR surgiu da necessidade da marca criar uma moto que combinasse de forma eficaz, a performance exigida nas pistas, com a versatilidade para uso urbano. E como diz o ditado popular, a necessidade aguça o engenho, pelo que a Honda, em 1983, apresentou ao mundo o primeiro modelo CBR: a 400F.
O modelo, com semi-carenagem, apresentava características inovadoras para a época, nomeadamente, motor de quatro cilindros em linha (4 válvulas por cilindro), tinha 399 cm3, debitava 58 cv de potência e a velocidade máxima era de 179 km/h. O motor contava com mecanismo de parada de válvula de velocidade rotacional “REV”.
A Honda CBR granjeou de imediato sucesso, tanto comercialmente, quanto nas pistas. Entre os prémios que conquistou destaca-se o de Moto do Ano da revista Cycle World, em 1987, e o de Campeã Mundial de Superbike, em 1988. Conquistou milhares de fãs pelo mundo, que admiravam a sua beleza, performance e durabilidade.
Honda CBR: evolução trouxe novas cilindradas
Com o passar dos anos, a linha CBR evoluiu significativamente, destacando-se em 1992 o lançamento da primeira Fireblade, a CBR900RR, que revolucionou o mercado devido à sua agilidade e baixo peso.
Mas não só. A trajetória da CBR é marcada pela inovação e performance, ao mesmo tempo que carrega um legado que inspira entusiastas e pilotos ao redor do mundo. A marca, numa constante evolução e atualização do modelo, foi introduzindo novos recursos e sistemas como o controlo de tração, ABS, HESD (Honda Electronic Steering Damper) e o HRC (Honda Racing Corporation), entre outros.
Ao longo dos anos novas evoluções do icónico modelo foram surgindo, com novas cilindradas.
Alguns modelos históricos da série CBR
A sigla CBR na Honda tem uma história própria e está ligada à emoção das motos desportivas. À conhecida sigla CB (City Bike) foi acrescentada a letra ‘R’ que remete para a exaltação pelas corridas.
A série CBR oferece alto desempenho, design aerodinâmico e tecnologia inovadora. Alguns dos modelos históricos desta série são:
- CBR250R lançada em 1986, foi a primeira moto de 250 cc a quatro tempos a atingir a velocidade máxima de 200 km/h.
- CBR600F foi a primeira moto da série CBR a apresentar motor de quatro cilindros em linha com refrigeração líquida. Potência de 85 cv e peso de 182 kg. Foi uma das motos mais bem sucedidas e versáteis do seu tempo, adequada tanto para utilização desportiva como turística.
- CBR900RR lançada em 1992, foi a primeira da série CBR a ultrapassar os 900 cc de cilindrada. O bloco de quatro cilindros de 893 cc desenvolvia 124 cv de potência. O peso de apenas 185 kg, conferia uma relação potência-peso excecional. Foi a precursora das superbikes da atualidade.
- CBR1000RR, lançada em 2004, é o modelo mais avançado e potente da série CBR, à época. O motor é um quatro cilindros de 999 cc que produz 189 cv de potência. É uma das mais rápidas e competitivas do mercado.
Honda redefine a categoria
A gama de modelos Honda CBR para o ano de 2024 apresenta inovações significativas e melhorias técnicas com o objetivo de elevar o padrão de qualidade, fiabilidade e segurança, no segmento das motos desportivas.
Em destaque estão os modelos:
- CBR600RR redefine a categoria superdesportiva com um motor de quatro cilindros em linha e um chassis ágil, complementado por pacotes eletrónicos e aerodinâmicos de nível MotoGP.
- CBR500R intermediária da linha. Oferece equilíbrio entre desempenho e economia. Tem um motor bicilíndrico de 471 cc, que entrega 50,4 cv de potência.
- CBR1000RR-R Fireblade esta icónica moto recebe atualizações que prometem melhorar ainda mais o seu desempenho e experiência de condução.
Curiosidades da série Honda CBR
- A moto Honda CBR mais potente é a CBR1000RR-R Fireblade. Tem motor de quatro cilindros em linha, refrigerado a líquido, que gera 217 cv de potência.
- A moto Honda CBR mais cobiçada é a CBR650RR. Com motor de quatro cilindros oferece uma experiência de condução empolgante e desempenho desportivo, com tecnologias como suspensão invertida, embraiagem deslizante e controlo de binário.
- A moto Honda CBR mais famosa é a CBR900RR Fireblade (1992). Foi a primeira moto desportiva a ter menos de 200 kg de peso, o que lhe confere uma relação peso-potência impressionante. Também foi a primeira moto a ter o conceito de “total control”.
Hoje em dia, a série Honda CBR continua a ser uma das mais desejadas. Representa o espírito desportivo, a paixão pela velocidade e a excelência da engenharia. É uma lenda sobre duas rodas.