Ekonomista
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06 Ago, 2024 - 11:47

Honda vai fazer regressar o Prelude em motorização híbrida

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O Honda Prelude, um dos mais icónicos modelos da marca japonesa, vai regressar à Europa. Desta vez, será como híbrido.

Novo Honda Prelude

A Honda assinalou 25 anos de performance híbrida com a estreia europeia do Honda Prelude  Concept e com a confirmação de que o modelo de produção regressará futuramente à Europa. A  primeira apresentação pública do modelo ocorreu no Goodwood Festival of Speed 2024, que decorreu de 11 a 14 de julho.  

Após a revelação do concept no Salão de Mobilidade do Japão no ano passado, o Prelude foi concebido para proporcionar o equilíbrio perfeito entre um prazer de condução emocionante e uma  eficiência extraordinária – personificando o compromisso de longo prazo da Honda com a  eletrificação num modelo elegante e dinâmico.  

O Prelude original fez a sua estreia na Europa há 45 anos e serviu como uma demonstração  da tecnologia de ponta emocionante da Honda durante 5 gerações, até 2001.

O novo modelo  promete ser um regresso adequado a este célebre nome, uma vez que oferece uma mistura  cativante de estilo e sofisticação, juntamente com um grupo motopropulsor híbrido

Honda Prelude: uma história de sucesso

O nome “Prelude” refere-se a uma peça musical introdutória e posiciona adequadamente o  automóvel como um precursor de futuros modelos que incorporam o compromisso da Honda com  a performance desportiva – um exemplo de como a Honda leva o “prazer de condução” aos clientes  em toda a Europa. 

Tomoyuki Yamagami, engenheiro-chefe e líder de grandes projetos da Honda Motor,  afirma que “o novo Prelude não só assinala o mais recente capítulo da nossa história híbrida em  constante evolução, como também é o produto de 25 anos de investigação e desenvolvimento de  híbrido pioneiros”.

O objetivo da marca é, adianta o mesmo responsável, “garantir que este modelo mantém o seu ADN desportivo, combinando  na perfeição a eficiência e as vantagens ambientais da condução eletrificada com uma experiência emocionante ao volante.” 

Traseira do novo Honda Prelude

25 anos de performance híbrida  

Este ano, a Honda celebra um quarto de século de experiência pioneira em híbridos, após a  chegada do revolucionário coupé Insight como o primeiro modelo híbrido produzido em massa na  Europa, em 1999.

Desde então, a marca tem sido pioneira no desenvolvimento da tecnologia de  grupos motopropulsores a gasolina e energia elétrica, com uma gama de modelos que têm ajudado  os condutores a fazer uma mudança mais conveniente e económica para um futuro eletrificado.  

Após a chegada do Insight, a Honda lançou o Civic IMA em 2003, que combinava uma  transmissão continuamente variável (CVT) com um motor i-VTEC de 1,3 litros e 4 cilindros, e um  motor elétrico de 20 cavalos de forma a oferecer uma maior eficiência de combustível.

Sete anos  mais tarde, foi introduzido o CR-Z, que combina o sistema híbrido paralelo IMA exclusivo da Honda  com um motor a gasolina de 1,5 litros e uma transmissão manual para oferecer um equilíbrio ideal  entre uma dinâmica de condução envolvente e economia de combustível.  

Em 2011, o Jazz Hybrid continuou a oferecer o carácter prático pelo qual era conhecido – incluindo os ‘Magic Seats’ e 300 litros de espaço de bagageira – graças à natureza compacta do  sistema híbrido IMA da Honda.

Cinco anos mais tarde, com a chegada do NSX, foi introduzida no  segmento dos supercarros a unidade de tração integral híbrida mais tecnologicamente avançada da  época.  

Atualmente, a principal gama de automóveis da Honda é totalmente eletrificada, com o Jazz,  o Civic, o HR-V, o ZR-V e o CR-V, todos disponíveis, de série, com os grupos motopropulsores  e:HEV.

Com grupos motopropulsores avançados que alternam perfeitamente entre os modos de  condução ‘EV’, ‘Hybrid’ e ‘Engine Drive’ sem qualquer intervenção do condutor, todos eles combinam  uma facilidade de utilização excecional com uma experiência de condução gratificante, juntamente  com uma eficiência e emissões altamente competitivas.

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