A Honda anunciou que o novo Prelude híbrido-elétrico chegará à Europa no início de 2026 e estreará a inovadora tecnologia Honda S+ Shift para melhorar ainda mais o “prazer de condução” proporcionado pelo mais recente coupé desportivo da marca.
O Honda S+ Shift irá simular o som e a sensação das mudanças de velocidade automáticas rápidas, ajudando a proporcionar a uma nova geração de condutores do Prelude o equilíbrio perfeito do modelo em termos de prazer de condução emocionante.
Quando foi lançado há 46 anos, o modelo original foi visto como uma montra de alto desempenho da tecnologia de ponta da Honda ao longo de cinco gerações, até 2000. Retomando o seu caminho, o novo Prelude irá oferecer uma mistura atraente de estilo e sofisticação, juntamente com uma eficiente unidade de tração híbrida.
Hans de Jaeger, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe, adiantou que “o Honda Prelude é um veículo icónico e este último modelo promete desenvolver essa herança com o desempenho híbrido que é a nossa imagem de marca e a mais recente tecnologia dinâmica. Estamos entusiasmados com a sua chegada à Europa, após uma receção positiva até agora”.
Honda Prelude: uma história de sucesso
O nome “Prelude” refere-se a uma peça musical introdutória e posiciona adequadamente o automóvel como um precursor de futuros modelos que incorporam o compromisso da Honda com a performance desportiva – um exemplo de como a Honda leva o “prazer de condução” aos clientes em toda a Europa.
Tomoyuki Yamagami, engenheiro-chefe e líder de grandes projetos da Honda Motor, afirma que “o novo Prelude não só assinala o mais recente capítulo da nossa história híbrida em constante evolução, como também é o produto de 25 anos de investigação e desenvolvimento de híbrido pioneiros”.
O objetivo da marca é, adianta o mesmo responsável, “garantir que este modelo mantém o seu ADN desportivo, combinando na perfeição a eficiência e as vantagens ambientais da condução eletrificada com uma experiência emocionante ao volante.”
25 anos de performance híbrida
A Honda está a celebrar um quarto de século de experiência pioneira em híbridos, após a chegada do revolucionário coupé Insight como o primeiro modelo híbrido produzido em massa na Europa, em 1999.
Desde então, a marca tem sido pioneira no desenvolvimento da tecnologia de grupos motopropulsores a gasolina e energia elétrica, com uma gama de modelos que têm ajudado os condutores a fazer uma mudança mais conveniente e económica para um futuro eletrificado.
Após a chegada do Insight, a Honda lançou o Civic IMA em 2003, que combinava uma transmissão continuamente variável (CVT) com um motor i-VTEC de 1,3 litros e 4 cilindros, e um motor elétrico de 20 cavalos de forma a oferecer uma maior eficiência de combustível.
Sete anos mais tarde, foi introduzido o CR-Z, que combina o sistema híbrido paralelo IMA exclusivo da Honda com um motor a gasolina de 1,5 litros e uma transmissão manual para oferecer um equilíbrio ideal entre uma dinâmica de condução envolvente e economia de combustível.
Em 2011, o Jazz Hybrid continuou a oferecer o carácter prático pelo qual era conhecido – incluindo os ‘Magic Seats’ e 300 litros de espaço de bagageira – graças à natureza compacta do sistema híbrido IMA da Honda.
Cinco anos mais tarde, com a chegada do NSX, foi introduzida no segmento dos supercarros a unidade de tração integral híbrida mais tecnologicamente avançada da época.
Atualmente, a principal gama de automóveis da Honda é totalmente eletrificada, com o Jazz, o Civic, o HR-V, o ZR-V e o CR-V, todos disponíveis, de série, com os grupos motopropulsores e:HEV.
Com grupos motopropulsores avançados que alternam perfeitamente entre os modos de condução ‘EV’, ‘Hybrid’ e ‘Engine Drive’ sem qualquer intervenção do condutor, todos eles combinam uma facilidade de utilização excecional com uma experiência de condução gratificante, juntamente com uma eficiência e emissões altamente competitivas.