Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
28 Abr, 2016 - 14:15

A importância da honestidade no trabalho

Margarida Ferreira

A honestidade no trabalho transmite, entre os colaboradores da organização, empresa ou comunidade, um sentimento de confiança.

A importância da honestidade no trabalho
Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratadoSaiba como

Muitas vezes, o estilo de liderança adotado pelas chefias e o ambiente do local de trabalho, afetam o nível de exposição dos trabalhadores e, consequentemente, a honestidade no trabalho. Mudanças na forma de administrar e gerir a organização podem ajudar a destacar e a incentivar a honestidade dos colaboradores no local de trabalho.


Importância da Honestidade no Trabalho


Valores da organização

Para as organizações se manterem efetivas, é extremamente importante que os seus colaboradores estejam a par dos valores da organização. A definição dos valores da empresa permite que se destaquem os principais pelos quais a organização se rege e os quais pretende que os colaboradores transmitam.

É certo que, em contexto de entrevista, nem sempre é fácil avaliar a honestidade dos indivíduos. No entanto, é possível verificar referências e questionar acerca da integridade e honestidade do candidato.


Comunicação aos colaboradores

A falta de informação é, muitas vezes, um fator que não incentiva os colaboradores a serem honestos e, por isso, a comunicação deve ser vista como um método de destacar a honestidade no local de trabalho.

É certo que existem informações que devem ser mantidas confidenciais, no entanto, o hábito de manter os colaboradores informados e de criar um ambiente de trabalho transparente incentiva os funcionários a apresentar lealdade e honestidade.


Cultura da organização

Caso a cultura empresarial de uma organização valorize a honestidade acima de outros valores como, por exemplo, a perfeição, é natural que os colaboradores se sintam mais confortáveis e honestos.

Caso a organização puna os funcionários por correrem riscos ou cometer erros, é natural também que os colaboradores escondam a verdade ou não sejam totalmente honestos em relação aos seus erros. É por isso mesmo que é necessário criar um ambiente seguro para os colaboradores, de modo a que estes possam fornecer feedbacks o mais honestos e sinceros possíveis, sem medo de represálias quando cometem erros.


Honestidade das chefias

De modo a existir honestidade no local de trabalho é necessário que esta seja praticada, não só pelos colaboradores, mas também pelos líderes da mesma (gestores e administradores).

Não adianta que se apele à honestidade dos funcionários e não ser honestos com eles. Mais cedo ou mais tarde os colaboradores irão descobrir e a confiança que têm nos líderes da organização será quebrada.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: