Sabe o que significa hygge? Mais do que uma palavra diferente, é possível aplicar também o hygge no trabalho – e isto talvez torne a sua rotina mais agradável.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Colômbia, divulgada em 2016, a Dinamarca é o país mais feliz do mundo e, acredite, felicidade por lá é coisa séria. Os dinamarqueses foram considerados não só mais alegres como também muito prósperos, e toda esta prosperidade se deve ao conceito típico dinamarquês conhecido como hygge.
Antes de mais, o que é o Hygge?
Hygge nada mais é do que um termo usado para descrever as mais diversas situações de bem-estar e satisfação, não importa o quão importantes elas sejam. Essas sensações podem ser coisas simples como beber um café com amigos ou ler um livro no conforto de casa. Ou seja, é basicamente sentir de maneira consciente a sensação de conforto. É a escolha racional pelo bem-estar.
A palavra não possui uma tradução literal e pode ser interpretada por outras palavras correspondentes na língua portuguesa, como bem-estar, aconchego, contentamento, sociabilidade, segurança e tranquilidade.
Como funciona o Hygge no trabalho
Apesar das comparações, tentativas de tradução e livros que ensinam a utilizar a decoração de casa para promover o sentimento, o hygge é uma espécie de energia totalmente produzida de dentro para fora e é possível desenvolvê-la através de prática e treino.
O ambiente de trabalho impõe a convivência entre todos os tipos de personalidades e temperamentos, e nem sempre é possível gostar de todos que nos rodeiam. Entretanto, é perfeitamente possível aceitar os defeitos dos outros e encontrar uma maneira de lidar com eles ao invés de recusar o contato e tratar com má vontade outra pessoa.
Respeitar, ouvir, refletir, distinguir o que vale a pena levar em conta ou não. São passos essenciais para a prática do hygge no trabalho.
Comprometa-se com o hygge
Pequenas coisas que podem ajudar a cultivar o hygge no trabalho:
- faça um esforço para se relacionar com os seus colegas;
- esteja receptivo;
- mostre-se interessado em oferecer e pedir ajuda;
- colabore com a equipa;
- seja educado e use um tom de voz mais gentil;
- cultive a boa relação e saia para almoçar, ou tomar um café, com os seus companheiros de trabalho;
- dê oportunidade para que o conheçam. Afinal, o convívio é diário.
Coloque em prática
O hygge no trabalho pode nem sempre começar a funcionar tão rápido quanto gostaríamos. Seria ingenuidade achar que durante o dia inteiro só acontecem coisas boas e gentis, e que tudo é feito com prazer e felicidade. Contudo, uma vez posto em prática, ele pode ser um aliado na cura da ansiedade, depressão e stress crónico.
O mais importante é a criação de uma atmosfera agradável dentro de si e procurar encontrar a satisfação em todas as pequenas e grandes coisas que se faz.
Concluir projetos e alcançar as metas e objetivos no trabalho são ótimas perspetivas, mas a vida acontece além disto tudo: seja gentil com o seu corpo e a sua mente, organize as suas tarefas, seja produtivo e fique feliz com o que possui agora. É perfeitamente possível ambicionar sem prejudicar o momento presente.
Praticar o hygge no trabalho é uma alternativa para que seja possível ver que, mais do que dinheiro, o trabalho também deve trazer alegria e contentamento.
Veja também: