Foi em 2013 que a Adobe lançou a Kickbox, um projeto que visa incentivar a criatividade dos funcionários. Na prática trata-se de uma caixa vermelha que contém um kit para que os colaboradores possam pôr em prática as suas ideias inovadoras.
O que tem lá dentro? Coisas simples. Desde alguns cartões com instruções e checklists, sobre as várias fases porque deve ir passando o processo de maturação da ideia, até ferramentas de trabalho, como dois blocos de notas Post-it, um caderno pequeno (para anotar as más ideias), um caderno maior de argolas. para as boas ideias, uma caneta e um timer.
Mas o melhor é que a Kickbox da Adobe traz ainda um cartão de crédito com um plafond de 1.000 dólares (cerca de 940 euros) que os inovadores poderão gastar como acharem apropriado para financiar a sua ideia, sem prestar contas.
E resulta? Sim. Logo em Dezembro de 2013 um engenheiro da Adobe usou a sua caixa vermelha para pôr em prática uma ideia que haveria de conduzir à compra da plataforma Fotolia, por 800 milhões de dólares.
Segundo a empresa, já mais de 1.000 funcionários usaram este projeto para pôr ideias em prática, tendo até recebido financiamento extra.
O sucesso levou a Adobe a disponibilizar os materiais da Kickbox, que podem ser descarregados aqui, para serem usados por todos os interessados.
Veja também:
27 Jan, 2017 - 10:37
27 Jan, 2017
Na Adobe, os funcionários que querem testar uma ideia inovadora recebem um kit que inclui 940 euros!