Além do seu uso tradicional e para o qual originalmente foi concebido – guardar o carro – que outras ideias para garagens podemos aplicar e utilizar? Sim, porque este espacinho pode transformar-se num verdadeiro oásis de possibilidades se simplesmente deixar a imaginação fluir…
Nós damos uma ajuda com sugestões bem concretas de como dar um grande boost a este espaço e trazê-lo para uma outra dimensão que nunca imaginou possível!
8 ideias para garagens diferentes e versáteis
1. Lavandaria
Se procura ideias para garagens que sejam verdadeiramente úteis, esta é, sem dúvida, uma delas. Existe apenas uma condicionante que é importante reforçar: escolha esta hipótese apenas se a garagem estiver diretamente ligada à habitação; caso contrário não será cómodo.
Posto isto, aqui vai a sugestão: transforme a sua garagem numa verdadeira estação de limpeza da roupa! Coloque as máquinas de lavar e de secar e compre armários ou soluções de arrumação com cestos e gavetas para ir organizando a roupa à medida que lava e seca. Mais: pode também colocar na lavandaria a tábua e o ferro de passar, escolher um cantinho para colocar uma pequena televisão e assim não ocupar área útil da casa.
2. Arrecadação
Falta-lhe espaço em casa? Nunca tem sítio para guardar as coisas? Então vai adorar outra das ideias para garagens que preparamos para si: uma arrecadação. E o melhor desta sugestão é que ela pode ser conciliada na mesma com a colocação do carro na garagem.
Se quiser conciliar ambas as coisas apenas deve garantir que o tipo de produtos que lá coloca não são perecíveis ou alimentares. Mas pode apostar, por exemplo, num grande móvel de arrumação onde colocar as caixas com as roupas das outras estações do ano, com material que só usa algumas vezes no ano e embalagens extra de limpeza, por exemplo.
3. Ginásio
Se é daquelas pessoas que se está sempre a queixar da questão de não ter tempo para ir ao ginásio, aqui vai uma solução que vai resolver o seu problema: a garagem transformada num pequeno ginásio! E acredite, esta é uma das ideias para garagens que não fica tão cara quanto imagina.
Até porque não precisa assim de tantos equipamentos: um colchão, um conjunto de pesos, um banco para abdominais e eventualmente uma bicicleta serão os equipamentos indispensáveis. E muitos destes consegue encontrar em sites de segunda mão a preços bem competitivos.
Ah! E não pode esquecer, claro está, um espelho grande para verificar se está a fazer bem os exercícios e uma aparelhagem ou coluna para ouvir música que lhe dê ainda mais motivação.
4. Estúdio de música
Dê vida à sua veia artística e deixe nascer na garagem um mini estúdio de música! Primeiro passo de todos? Revestir a divisória com cortiça para isolar o som e conseguir estar lá à vontade. A partir daí é dar asas à sua imaginação.
Bateria, guitarra, piano, misturador… Escolha o que lá quer colocar. Aposte em quadros e posters de artistas que o inspirem, umas iluminações diferentes et voilá, fica com um espaço onde todos os seus amigos vão querer ir!
5. Sala de jogos
Ainda na onda de ideias para garagens diferentes e originais, porque não apostar numa sala de jogos? Uma verdadeira “cave de diversão”. Acredite: vai ser um sucesso tanto para miúdos como para graúdos! Matrecos, mesa de snooker, tiro ao alvo…
Como extra, e se tiver espaço para isso, pode também pensar em construir um pequeno mini bar onde possa acomodar algumas cervejas e outras bebidas, com um balcão para colocar também uns petiscos.
6. Espaço para um “mini” negócio
Finalmente, no que toca a ideias para garagens, pode também equacionar o seguinte: por que não aproveita o espaço para rentabilizar um negócio que ande a magicar já há algum tempo?
Faz uns arranjos de costura? Monte um pequeno atelier.
Vende produtos de beleza e roupa? Transforme a garagem num pequeno showroom!
7. Quarto para “adolescente”
Tem um filho naquele idade “crítica” em que não quer contacto com os pais e está na fase da rebeldia? Dê-lhe um pequeno voto de confiança com um quarto um pouco “afastado” do núcleo familiar: na garagem!
Acredite: ele vai adorar a ideia e ter até mais motivação para se tornar mais responsável pelas suas coisas.
8. Alugue o espaço
Se procura uma fonte de rendimento extra e não está, na verdade, a ver uma outra utilidade para a garagem, por que não arrendar o espaço? Esta solução funciona sobretudo para os casos em que a garagem é um espaço independente da própria casa e, acredite, procura não vai faltar!
Informe-se dos preços praticados na sua zona de residência e anuncie em portais gratuitos para o efeito.
São inúmeras as possibilidades e ideias para garagens que pode experimentar e adaptar. O limite está mesmo na sua criatividade, orçamento e necessidades!
Veja também: