Há poucas coisas tão boas como reunir a família ou os amigos para partilhar a mesa, certo? Receber quem se gosta para uma refeição é o momento ideal para dividir muito mais do que o prato e é este o mote para o nosso artigo. Não sabe como acomodar os convidados na sala de casa? Se tem um espaço exterior, vai gostar de conhecer as nossas ideias para jantares ao ar livre, que é a solução ideal para quem quer garantir uma noite agradável e cheia de charme.
Tome nota das nossas dicas e organize um serão inesquecível.
Ideias para jantares ao ar livre: 6 boas dicas
1. Organize o espaço e crie proximidade
O primeiro passo para a organização de um jantar ao ar livre é a escolha do local. Escolha um lugar especial no seu jardim, ou mesmo na varanda, coloque as mesas e as cadeiras e organize os espaços de forma a garantir que as pessoas fiquem próximas. Afinal, esta será a altura ideal para colocar a conversa em dia, aproveitando a noite na melhor companhia.
2. Decore as mesas e aposte nos petiscos
Chegou a altura de pensar na decoração do seu jantar -sim, porque numa refeição ao ar livre é uma boa ideia apostar em detalhes que chamem a atenção dos convidados. Quer garantir que os convidados ficam impressionados?
Ideias para jantares ao livre não faltam. Cubra as mesas com toalhas ou utilize individuais para apoiar os pratos, talheres e copos. Separe taças pequenas para servir os petiscos – que podem incluir frutos secos, tostas, patês, pães recheados, ou o que a sua imaginação sugerir – e não se esqueça de disponibilizar pequenas espátulas para servir.
3. Seja original com os pormenores
Aproveite garrafas de vinho ou de azeite para colocar flores do campo e conferir um ar muito original ao ambiente. Utilize, também, frascos reutilizados para decorar com velas acesas, ou mesmo com um pouco de água e uma flor.
4. Tem um jardim? Invista na iluminação
Ornamentar o ambiente é um passo que vai fazer toda a diferença e tornar o seu jantar ainda mais aconchegante. Que tal decorar o jardim com as famosas grinaldas de luzes? Podem até ser as que usa na árvore de Natal, ou mesmo as que encontrar em casas especializadas em festas e decoração.
Pode ainda dispor lanternas nas árvores, presas com cordões, e aproveitar o mote para compor o ambiente com garrafas de vinho ou vidros reutilizáveis.
5. Um cardápio servido à americana ou à francesa?
Já pensou no ambiente, mas ainda não sabe o que vai servir aos convidados? A regra de ouro é pensar nas refeições mais práticas, sem, no entanto, abrir mão do charme e do sabor. Uma ideia interessante, especialmente se for reunir muitas pessoas, é preparar uma mesa à parte e servir o jantar à moda americana.
Se esta for a escolha, organize todos os pratos e talheres, saladas e acompanhamentos, bem como o prato principal, deixando os convidados à vontade se para servirem. Esta é uma sugestão ideal para praticar com amigos e familiares com quem já tem intimidade – com quem, portanto, pode abrir mão da cerimónia.
6. Vai marcar os lugares à mesa?
Se preferir, pode optar por servir à mesa, conferindo algum toque de formalidade à ocasião. Assim, pode marcar os lugares à mesa – uma estratégia que é perfeita para colocar em prática quando os convidados não têm intimidade entre si. Pense bem em quem deve ficar ao lado de quem e garanta que todos terão a oportunidade de integrar-se à mesa. Use marcadores originais com os nomes dos convidados, como uma pequena ardósia ou mesmo um papelinho escrito à mão.
Procura receitas? Temos as perfeitas para jantares ao ar livre
Veja também: