8 ideias e dicas para um fim-de-semana low cost
1. Aposte nas atividades outdoor
O bom tempo chegou. Então, que melhor programa do que usufruir do sol maravilhoso que temos no nosso país? Fazer um piquenique no parque, passear à beira da praia e do mar, dar uma voltinha de bicicleta nas inúmeras ciclovias existentes no nosso país ou até mesmo apenas uma caminhada em família…. As opções são infindáveis!
2. Cultura Gratuita
Existem variadíssimos museus com entrada gratuita ao fim-de-semana (especificamente ao domingo). Porque não aproveitar este dia e usufruir de cultura sem pagar? Além disso, existem sempre monumentos instalados pelas ruas das cidades e que nunca necessitam de pagamento para serem visitados.
3. Mercadinhos Locais
Os mercadinhos locais estão cada vez mais na moda. Praticamente todos os fins-de-semana existem pequenos mercados temáticos (artesanato, têxteis, bijuteria, entre outros), e são sempre muito de agradáveis de visitar em família. Além disso, ainda pode trazer para casa artigos a preços muito convidativos!
4. Hora do Conto
E que tal um dia diferente para os seus miúdos? Um pouco por todo o país existem bibliotecas municipais que organizam atividades gratuitas dirigidas às crianças que consistem na leitura de um conto com expressão dramática a acompanhar! Informe-se junto da sua biblioteca e passe um serão diferente!
5. Oficinas e worskshops
Os shoppings são cada vez mais também verdadeiros centros de eventos. Sobretudo ao fim de semana, existem variadas ações de dinamização, workshops e oficinas gratuitas ou a um preço muito reduzido nas quais pode participar. E já que aqui está… aproveite os menus que muitos centros comerciais oferecem de almoço + sessão de cinema – o preço vale mesmo a pena!
6. Atividades em casa
As condições metereológicas nem sempre estão do nosso lado. E mesmo que estejam, a disposição para sair de casa nem sempre é a maior… Então, porque não organizar umas atividades indoor para a família? Junte uns amigos e abra a temporada de jogos de tabuleiro, faça receitas culinárias com os miúdos, organize leituras em grupo, torne a organização da sua biblioteca uma atividade divertida para fazer em família… Dê asas à imaginação, vai surpreender-se com a quantidade de atividades que podem transformar um fim-de-semana aparentemente aborrecido numa verdadeira aventura dentro de casa!
7. Aproveite a época baixa
Como todos sabemos, os hotéis e os alojamentos possuem preços bastante distintos durante a época alta e a época baixa. E não há nada como aproveitar um bom fim-de-semana durante a época baixa para poupar uns trocos e para conhecer destinos que, durante o verão, por exemplo, estão completamente fora do orçamento.
8. Escolha destinos low cost
Quem vai passar dois ou três dias a Lisboa sabe que terá de gastar um pouco mais do que aquilo a que está habituado. O mesmo acontece em zonas que são mais turísticas… então, porque não escolher um destino onde sabe que os preços ficarão bastante em conta para a carteira? É uma das melhores ideias para um fim-de-semana low cost.
Veja também: