Seja para vir a saber onde investir, ou para criar uma empresa que o vai fazer subir na vida, é importante saber identificar boas oportunidades de negócio. A tarefa é difícil, e até quem ganha a vida a identificar bons negócios acaba por errar. A Bessemer Venture Partners, por exemplo, tem no seu site um anti-portfólio, com oportunidades desperdiçadas – entre elas, a Apple, o Facebook, a Google e o PayPal.
A partir deste exemplo percebemos que não é fácil, mas há algo a ser feito para podermos vir a identificar boas oportunidades de negócio, de modo a não as perdermos sempre que estas batam à porta:
4 dicas para não perder excelentes oportunidades
1. Certifique-se que o negócio vai satisfazer uma necessidade
Sempre que encontrar novas oportunidades, a primeira coisa que deve fazer é verificar se estas satisfazem algum tipo de necessidade. Mesmo que seja uma já satisfeita, o produto ou serviço de uma nova empresa pode vir a ser útil, se preencher lacunas, ou se simplesmente for melhor do que o que já existe.
Vale a pena ver também as nossas 5 dicas para ter uma boa ideia de negócio.
2. Não se esqueça do timing
Dependendo da oportunidade que lhe bate à porta, o timing pode vir a ser um fator crucial. Grandes ideias de negócio não se tornam oportunidades de sucesso por não serem apresentadas ao mundo na altura certa. Se tiver uma excedente ideia, pode ser uma boa estratégia preparar-se como deve ser antes de criar o seu negócio.
O Facebook, por exemplo, não foi a primeira rede social a ser criada. O enorme sucesso que a empresa teve deve-se, em parte, ao timing.
3. Saiba que a oportunidade não será perfeita
Não existem negócios perfeitos. Existirão sempre pequenos defeitos aqui e ali que não o podem impedir de vi a ter sucesso. Todas as oportunidades de negócio que encontrar vão ter sempre de superar obstáculos, que podem não ter de imediato resposta, mas que com esforço e dedicação podem vir a ser ultrapassados.
4. Considere o quão única a oportunidade é
Excelentes oportunidades de negócio não precisam de reinventar a roda, mas precisam de ser diferentes do resto do mercado, pois fazer o mesmo que a competição não o vai levar a lado nenhum. Por outro lado, certas inovações podem ser o suficiente para fazer com que o seu negócio vá mais longe, desde que dê passos calculados.
O eBay, por exemplo, tinha inicialmente de lidar com muita competição, mas diferenciou-se com a ajuda de um sistema de feedback, que ajudou a empresa a ganhar a confiança de possíveis clientes.
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