Sem sombra de dúvida que o arquipélago das Maldivas é um destino de sonho com ilhas e praias paradisíacas, um mar tranquilo com águas de cor azul-turquesa e numerosos resorts de luxo. Mas há um segredo bem guardado sobre este local, que só vai contribuir para querer lá ir: esta ilha é um exemplo no turismo sustentável.
Em pleno Oceano Índico, as Maldivas são hoje um destino turístico de excelência e um dos poucos paraísos na Terra, que parece saído diretamente de uma tela de pintura. Aqui, ainda se consegue controlar o turismo de massas, o que permite privilegiar o turismo sustentável – só assim se encontra o equilíbrio perfeito entre o desenvolvimento económico e ambiental.
A ilha que é um exemplo no turismo sustentável
Turistas: fonte de receita mas também de alguns problemas / Fonte: Travel Centre Maldives
A indústria do turismo é fundamental para a sobrevivência das Maldivas, já que o país recebe cerca de 1,2 milhões de turistas por ano, o que se reflete em 41,5% do Produto Interno Bruto do país. Mas os mesmos turistas que atraem riqueza, também trazem outros aspetos menos positivos, como a produção de cerca de 3,5 kg de lixo por dia, por pessoa.
E o grande problema é que o país não tem infraestruturas, sistema de reciclagem, nem planeamento ambiental para lidar com esse lixo. Como tal, existem pequenas ilhas que funcionam como aterros, para onde o lixo é transportado, como por exemplo Thilafushi, que fica apenas a alguns quilómetros da capital.
Depósito de lixo nas Maldivas / Fonte: Rambling On: Literature, Science and Environment
Estes locais recebem toneladas de lixo diariamente e são os locais que lá trabalham, tentando dar resposta rápida para a quantidade de lixo que chega: separando os materiais e destruindo o que é possível. Em 2011, o governo das Maldivas assinou um contrato com uma empresa indiana, com objetivo de reabilitar a ilha e tentar administrar o problema do lixo.
Maldivas: um exemplo no turismo sustentável
Maldivas continua a ser um destino de eleição / Fonte: Peak Life
Existe um esforço, por parte de alguns hotéis, para diminuir a produção de lixo e o desperdício através de diversas ações e comportamentos que podem facilmente ser assumidos pela população, mas também pelos turistas:
- Sistemas de reciclagem;
- Existência de painéis solares que abastecem os resorts;
- Programas de consciencialização ambiental;
- Utilização de restos de comida para compostagem;
- Moagem de vidro para ser incorporado em cimento para a construção civil;
- Colocação de garrafas de vidro nos quartos de hotel e restaurantes para favorecer a sua reutilização;
- Reaproveita da água da chuva para beber e cozinhar;
- Utilização de água salgada para as descargas sanitárias;
- Utilização de água do mar dessalinizada, para os chuveiros e banheiras.
Vilas amigas do ambiente para umas férias sustentáveis
Painéis solares abastecem todo o resort / Fonte: Finolhu Villas
O Finolhu Villas, nas Maldivas, é um verdadeiro caso estudo no que ao turismo sustentável diz respeito e por vários motivos.
Inovadoras e sustentáveis, essas pequenas casas funcionam à base de energia renovável com quase 6.000 m² de painéis solares, perfeitamente integrados na arquitetura e paisagem do local. Também é dada especial atenção à gestão da água, à biodiversidade e à redução e reciclagem de resíduos e, para isso, foi instalada uma estação de engarrafamento, para substituir garrafas de plástico remanescentes por garrafas de vidro preenchidas com água fresca de Finolhu.
Além disso, é disponibilizada uma série de atividades culturais e recreativas que tenham em conta o lado sustentável: como mergulhar sob a experiência de liderança da Eurodivers; realizar atividades culturais baseadas na cultura local, história e folclore; assistir a palestras sobre a vida marinha das Maldivas realizadas por mergulhadores; e disponibilização de telescópios para observar as estrelas.
Assim, fica mais fácil querer descobrir a ilha que é um exemplo no turismo sustentável: pequenos passos e pequenas ações em direção a um futuro mais amigo do ambiente.
Veja também: