‘O sorriso é o arco-íris do rosto’, afirmou o escritor francês Jean Commerson.
É cada vez mais evidente o impacto ‘Personal & Professional Branding’ nas questões de carreira e desenvolvimento pessoal. Ao longo dos meus 28 anos de carreira profissional como Head-Hunter e Career Advisor, defendi sempre que a confiança é uma das principais valências da personalidade que diferenciam os profissionais em processos de recrutamento. Um candidato com índices elevados de confiança consegue apresentar com maior clareza e naturalidade o seu percurso profissional, sem hesitações no discurso.
A confiança resulta de fatores internos e externos, pelo que deve e pode ser desenvolvida e melhorada ao longo da nossa carreira, com impacto surpreendente no nosso bem-estar profissional, pessoal e social. Um nível de confiança acima da média é o resultado de vários fatores que se conciliam entre si, nomeadamente:
- O equilíbrio físico e mental, mantido mesmo perante adversidades;
- O investimento em formação especifica e especializada na área onde atua;
- As escolhas acertadas e de sucesso comprovado nas suas mudanças profissionais;
- O sucesso em projetos pessoais e familiares;
- O bem-estar físico e a apresentação.
Em processos de mentoria de carreira é fundamental (e cada vez mais) a preocupação com a forma como o profissional se apresenta junto dos seus interlocutores e a segurança e confiança que transmite. A nossa carreira não é só o CV que apresentamos, mas sim um todo, dado que somos uma Marca Pessoal-Profissional. Essa marca tem de ser cuidada. E o sorriso é sem dúvida um elemento essencial neste processo.
O sorriso é a expressão máxima do bem-estar interior e exterior. As pessoas que estão insatisfeitas com o seu sorriso, evitam maioritariamente o contacto com outros. Tendem a isolar-se num efeito ‘bola de neve’ de emoções e de afastamento gradual do social e do profissional.
O sorriso contagia
Por outro lado, o sorriso é contagiante. Um estudo da Universidade de Purdue (EUA)1 revelou o impacto do sorriso nos outros. ‘Na experiência, 239 voluntários caminharam pelo Campus enquanto uma pesquisadora, desconhecida por eles, sorria para alguns no caminho e fechava a cara para outros. No final, quem recebeu o sorriso disse ter-se sentido mais conectado aos outros e menos solitário’.
Começa a ser cada vez mais comum ver profissionais preocupados em ter um sorriso saudável e bontio. Além de aumentar a autoestima, o sorriso ‘abre verdadeiramente portas’, pelo que o constrangimento de não poder sorrir impede o profissional de interagir de forma natural e descontraída em diversos contextos, nomeadamente entrevistas de emprego, reuniões com chefias e clientes, presença em eventos corporativos. O sorriso é uma forma de criar uma boa ligação nos primeiros 10 segundos, por exemplo em entrevistas, quando o candidato está pela primeira vez perante um determinado recrutador.
Contudo, de acordo com uma pesquisa2 de invetigadores do Instituto de Tecnologia do Massachussets, ‘o sorriso amarelo é diferente do riso verdadeiro’. Para chegarem a essa conclusão, desenvolveram um sistema computadorizado que, após registar as reações faciais de diversas pessoas em situações de alegria ou frustração, mostrou que sorrisos sinceros crescem gradualmente e demoram mais a desaparecer.
O psicólogo e professor da Universidade da Pensilvânia – Martin Seligman, comprovou cientificamente os benefícios de atitudes mais positivas, como é o caso do sorriso, e como elas influenciam a vida do ser humano em direção à sua plenitude e equilíbrio físico, mental e emocional. O estudo3 deu origem a uma nova perspectiva no campo da psicologia, a Psicologia Positiva, também chamada de ‘Ciência da Felicidade’ ou ‘Psicologia do Sorriso’. A conclusão dos resultados obtidos demonstrou que o ‘indivíduo que sorri mais e cultiva emoções positivas, agrega para si melhor qualidade de vida, pois fortalece os seus recursos intelectuais, físicos e sociais’.
Mais produtividade
No universo corporativo, o sorriso espontâneo e natural, maximiza a credibilidade do profissional, além de demonstrar receptividade, aproximando colegas de trabalho e clientes. Também contribui para um clima organizacional mais leve e positivo, influenciando diretamente o aumento da satisfação e produtividade dos colaboradores.
Assim, por muito que se reforce que a nossa marca/presença, não seja um factor eliminatório ou de competência de um profissional, ela representa uma alínea impactante na forma como cada um de nós interage na sociedade onde nos integramos, sendo o sorriso, o cabelo e a pele os 3 grandes cartões de visita da nossa imagem.
E vale a pena recorrer a vários serviços profissionais para melhorar a nossa Imagem Pessoal e Marca Profissional, de forma a destacarmos a nossa presença dos demais no mercado. Recomendo sempre a quem sente necessidade de trabalhar esta componente algumas alternativas:
- Apresentação Profissional | Consultores de Imagem: Para adequar a imagem ao pretendido no mercado, sem desvalorizar a sua própria identidade.
- Desenvolvimento estratégico | Mentores de Carreira: Para analisar o seu posicionamento no mercado.
- Saúde e Estabilidade de peso | Nutricionistas: Para encontrar um equilíbrio saudável entre peso e imagem.
- Melhoria do Sorriso | Dentistas: Convém realizar uma consulta-diagnóstico para avaliar de que forma eficaz e segura podemos melhorar o sorriso. Uma das melhores soluções neste momento é sem dúvida a utilização de sistemas de alinhamento transparente, como o sistema Invisalign, que permite um tratamento ortdôntico confortável, com um impacto discreto e invisível durante o todo o processo.
Sorria. Um sorriso é uma das melhores formas de aliviar o stress e uma das ferramentas para manter uma entrevista descontraída e natural. Mostrando o nosso melhor sorriso, a entrevista passa a ser uma conversa, afastando a tensão de estar em avaliação. E isto será só o começo… Verá como o com um sorriso na cara superará melhor todos os desafios!
Susana Miranda é Gestora de Carreira