Em 2020, as tabelas do Imposto Único de Circulação (IUC) vão ser atualizadas, traduzindo-se num aumento dos valores a pagar em redor da inflação, ou seja, dos 0,3%.
Assim, todos os proprietários de veículos com matrícula portuguesa a partir de julho de 2007 vão pagar mais. A título de exemplo, um automóvel a gasolina com motorizações até 1.250 cc pagava 29,30€ referente à cilindrada em 2019. Com a atualização para 2020, esse valor passará a ser de 29,39€. No patamar mais alto, para mais de 2.500 cc, o aumento passa de 402,02€ em 2019 para 403,23€ em 2020.
Em associação à componente de CO2, dividido em duas tabelas correspondentes, uma para NEDC e outra para WLTP, há também um valor mais alto a pagar.
Por outro lado, o adicional ao IUC para os carros a gasóleo mantém-se, numa medida introduzida em legislatura anterior.
Para 2020, também há novidades em relação ao imposto sobre veículos (ISV), uma vez que haverá maior distinção entre os patamares de emissões de CO2 – passando de seis para nove escalões nos carros a gasolina e para oito no caso dos diesel, devendo haver um alívio fiscal nos diesel mais eficientes.
Já no que toca aos carros elétricos, os incentivos à compra mantêm-se. O IVA da despesa com eletricidade para o carregamento de carros elétricos e híbridos vai poder ser deduzido a 100% em 2020.