Inês Torcato, filha do estilista Júlio Torcato, é licenciada em design de moda pela ESAD e já assinou várias colecções com o sobrenome da mãe (Maia), porque, “na altura estava a concorrer a concursos e não queria que as pessoas pensassem que havia alguma influência por causa do meu pai”, destaca. Mas, depois de os ter feito todos e, por uma necessidade de logística – uma vez que havia vários designers a desfilar no Bloom (espaço reservado aos jovens criadores no Portugal Fashion) com apelidos semelhantes – Inês, finalmente, abraçou o nome Torcato como seu.
O que diz Inês Torcato sobre a coleção?
Nesta edição do Portugal Fashion a designer, que ainda desfila no espaço Bloom, mas que já se confessa preparada para subir ao palco principal, assinou uma colecção com traços bonitos e que “tem a parte de alfaiataria que é a parte que mais gosto de trabalhar, mas também tem muitas novidades: estampados – nunca antes tinha feito estampados – com uma aguarela minha que ilustra a colecção, malhas circulares e gangas com muitos encaixes”. Segundo a criadora, “ hoje há muitas colecções unisexo, só que quando falamos de unisexo é sempre masculino, porque uma mulher veste roupa masculina, mas um homem não veste roupa feminina. Então, faço peças que são o espelho uma da outra, mas adaptadas às mulheres e aos homens, porque os corpos são muito diferentes. Tenho peças assumidamente masculinas ou femininas, mas que se nota que são a versão uma da outra. Achei que era uma necessidade, porque o corpo da mulher tem mais curvas”, frisa.
Ao todo, foram 27 os coordenados apresentados pela designer. Mas, de onde surgiu a inspiração para esta coleção? Inês responde, sorridente “a inspiração é sempre a mesma, as minhas colecções são auto retratos, e isso tem muito a ver com os três anos que estive em Belas Artes. Isto era o que eu vestiria para mim, é um auto retrato”.
Para além dos desfiles em Portugal, Inês tem apostado cada vez mais no estrangeiro. As suas peças, acompanhadas de um artigo sobre a sua carreira, apareceram recentemente no suplemento de novos talentos da Vogue Itália. Sobre isso, a designer ri-se e diz apenas: “espero que os italianos me continuem a piscar o olho”. Com toda a certeza, depois de verem as propostas para a estação quente, não vão ser apenas os europeus a piscar o olho a Inês. Veja abaixo os principais destaques do desfile para a próxima primavera-verão.
Principais destaques do desfile de Inês Torcato
Peças oversized
Lançando mão do conceito de androginia, a criadora aposta em peças oversized em tons claros.
Assimetrias
Inês brinca com o corte da roupa, propondo peças assimétricas que, combinadas, funcionam em sintonia.
Diferentes texturas
A designer faz da mistura de texturas um mote, criando um efeito visual interessante.
Veja também: