As cólicas nos bebés são um dos maiores desafios que os pais têm que enfrentar. O bebé com cólicas pode chorar de forma excessiva e provocar angústia nos pais, que desesperam sem saber o que fazer.
Os estudos acerca das causas e acerca dos melhores tratamentos para as cólicas não são totalmente consensuais, mas há dicas preciosas que podem ajudar. Alguns pais recorrem a um medicamento chamado Infacol, utilizado no tratamento das cólicas, mas que não se encontra à venda em Portugal.
As cólicas nos bebés
As cólicas nos bebés caracterizam-se por episódios de choro prolongado, inconsolável, que se repetem quase diariamente, sobretudo no período da tarde e noite. Ainda não foram encontradas as causas destes episódios, que surgem em crianças saudáveis nos primeiros 3 a 4 meses de vida.
As cólicas não são uma doença. É perfeitamente normal um bebé saudável chorar 2 ou mais horas por dia, mesmo sem cólicas. Na presença de cólicas estes episódios de choro tornam-se mais excessivos e persistem apesar de todos os esforços de consolo levados a cabo pelos pais.
Para além do choro agudo, os sintomas que costumam acompanhar os episódios de cólicas são: face vermelha; barriga distendida e tensa; pernas erguidas; mãos cerradas e dorso arqueado.
Não existe nenhuma cura milagrosa para as cólicas nem nenhum tratamento completamente eficaz e consensual. Os pais devem, antes de mas, aconselhar-se com o seu médico de forma a perceber qual a melhor opção para o seu bebé.
8 estratégias não farmacológicas para o alívio das cólicas
Os pais devem ser aconselhados e encorajados a colocar em prática algumas modificações comportamentais de forma a aliviar as cólicas do bebé:
1. Manter a calma e ser paciente;
2. Consolar o bebé;
3. Manter o ambiente tranquilo;
4. Com o bebé acordado, colocá-lo de barriga para baixo, massajar a barriga no sentido dos ponteiros do relógio e realizar “movimentos de bicicleta”;
5. Ao amamentar, tentar colocar o bebé numa posição verticalizada e efetuar uma boa pega de forma a reduzir a ingestão de ar;
6. Se o bebé está a tomar leite adaptado convém verificar se o tamanho do orifício na tetina do biberão é o mais adequado (o leite deve pingar lentamente quando o biberão fica de cabeça para baixo);
7. É importante pôr o bebé a arrotar no final de cada mamada;
8. Se o bebé é amante de água pode ser uma boa ideia experimentar um banho morno e calmante.
Medicamentos para o alívio das cólicas
As investigações realizadas neste âmbito mostram que a eficácia dos medicamentos para o alívio das cólicas não está devidamente comprovada e levantam a problemática do risco de reações adversas desencadeadas pela sua utilização.
Estes estudos salientam a importância dos médicos pediatras relembrarem aos pais que a cólica representa um fenómeno natural do desenvolvimento gastrointestinal, bem como de os auxiliarem na gestão da angústia e ansiedades sentidas perante o choro do bebé.
Salientam também a importância da realização de uma boa avaliação médica dos sintomas atribuídos à cólica, que muitas vezes estão relacionados com diversos quadros (intolerância à lactose; inflamações gastrointestinais).
Os fármacos anticolinérgicos têm sido bastante estudados, já que reduzem a atividade do músculo liso intestinal e têm mostrado eficácia no alívio dos sintomas, no entanto, surgem frequentemente associados a efeitos adversos significativos, tais como dejeções líquidas, sobredosagem acidental, letargia ou sonolência.
O simeticone (conhecido pelos nomes comerciais Aero–OM e Infacalm) é uma substância ativa que tem sido associada à redução dos episódios de cólica. Estes fármacos reduzem a tensão superficial, facilitando a remoção de bolhas gasosas presentes no trato gastrointestinal. Todavia, alguns estudos efetuados não mostraram eficácia superior quando comparados com o placebo. Todavia, parecem não existir contraindicações ao seu uso, nem efeitos adversos significativos.
Infacol: será esta a solução milagrosa para as cólicas?
Como vimos, a evidência atual não suporta de forma robusta a utilização de medicamentos no tratamento das cólicas nos bebés, no entanto, há um medicamento que é encarado por muitos pais como sendo milagroso no alívio das cólicas: o Infacol.
O Infacol é um medicamento líquido imensamente recomendado pelos pais de bebés com cólicas, no entanto, ainda não é vendido nas farmácias portuguesas, apesar de não estar sujeito a receita médica. Existem outros fármacos com a mesma substância ativa vendidos no nosso país (Aero–OM e Infacalm), mas com dosagem diferente.
Apesar de não ser vendido nas farmácias portuguesas, não faltam pais que adquirem o Infacol através da internet, já que este é um medicamento de venda livre. Antes de adquirir este fármaco online deve aconselhar-se com o pediatra que acompanha o seu bebé, de forma a fazer uma escolha informada e responsável, zelando pelo bem-estar do seu pequenino.
Em suma
As cólicas nos bebés, apesar de serem uma condição benigna e normativa, causam frustração e elevados níveis de stress e ansiedade nos pais.
Não existem tratamentos nem soluções milagrosas consensuais e devidamente comprovadas pela ciência, nem mesmo o tão afamado Infacol.