Share the post "Conheça a influência das cores na decoração de um ambiente"
Apesar de nem sempre a perceção ser imediata ou até mesmo consciente, a verdade é que existe uma real influência das cores na decoração de qualquer espaço. E não é difícil perceber essa influência. Quando acorda e lá fora está um belo dia de sol certamente que o seu estado de espírito vai ser mais positivo do que quando se levanta e está um dia escuro, chuvoso, frio e com vento.
As cores têm um grande poder de impacto psicológico sobre o ser humano. Seja na roupa que vestimos, na comida que nos apresentam ou na decoração à nossa volta. Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer as principais conotações e influências das principais cores para que saiba utilizá-las a seu favor na hora de decorar a sua casa. Preparado?
Saiba como usar a influência das cores na decoração a seu favor
Para saber usar de forma positiva a influência das cores na decoração de um ambiente, é preciso perceber o significado genérico de cada cor. Fique atento.
Amarelo
Considerada uma cor quente, o amarelo associa-se ao calor, à estimulação, iluminação e ânimo. É uma cor associada ao poder e ao otimismo. O amarelo é por isso uma cor ideal para áreas de alimentação, como cozinhas e salas de jantar, uma vez que estimula o apetite.
Além disso, pode também ser utilizada em áreas de estudo e escritórios uma vez que ajuda a estimular as atividades intelectuais e a criatividade. Esta cor deve, no entanto, ser bem doseada, uma vez que tem um elevado grau de luminosidade e pode acabar por causar algum desconforto visual.
Laranja
O laranja entra também no ramo das cores quentes, mas num grau ainda mais elevado do que o amarelo. Enquanto representação da energia, do calor e fogo, tem uma influência nas pessoas estimulando a vitalidade, o dinamismo e a boa disposição.
Por tudo isto, em termos de influência das cores na decoração, o laranja é excelente para locais de trabalho e de estudo.
Vermelho
Esta é a cor do fogo e do sangue por excelência e é ainda a mais importante para muitos povos pela sua ligação ao princípio da vida. Cor quente, é associada a momentos vibrantes, excitantes e animados, e traz, por isso, confiança, força de vontade e agilidade.
Dado todo o seu dinamismo e força, o vermelho deve ser utilizado com cautela e apenas em pormenores como pisos, tapetes, uma peça de decoração ou de mobiliário ou outro têxtil.
Azul
Entramos agora na onda das cores frias e começamos com o azul. Sinónimo de serenidade e paz, esta cor provoca a sensação de frio, mas também de repouso e relaxamento.
Em termos de influência das cores na decoração, dizem as boas práticas que esta cor deve ser usada em divisões onde procure a tranquilidade, como o seu quarto ou das crianças. Mas deve ter cuidado com o tom de azul, uma vez que os tons demasiado escuros podem ter o efeito um pouco depressivo.
Violeta
Ao contrário do que possa pensar, violeta ainda é considerada uma cor fria e está associada à estimulação do lado psíquico e espiritual, à lucidez e ao equilíbrio nas atitudes. Além disso, está também muito associada à questão à sensação de saudosismo.
Utilize o violeta em ambientes que pretenda que sejam mais tranquilos, mais virados até para atividades espirituais ou de meditação, como por exemplo um cantinho no seu quarto.
Verde
O verde é a cor que está no meio da balança entre o que é considerado claro e escuro, quente e frio. Reservada e repousante, a cor é sinónimo de bem-estar, saúde, esperança, segurança, equilíbrio, juventude e tranquilidade.
Em termos de influência das cores na decoração, o verde é bastante versátil uma vez que consegue passar uma sensação de conforto e aconchego e, no seu tom claro, torna-se uma cor tranquilizante, aconselhando-se a sua utilização em quartos, salas de estar e escritórios e, no seu tom mais escuro, transmite a sensação de seriedade e segurança e é por isso ideal para quartos.
Castanho
O castanho é uma escolha excelente para aplicar em espaços que exijam concentração, como escritórios. Como transmite a sensação de sobriedade e acolhimento, é excelente para aplicar em salas de estar e jantar.
O castanho é uma escolha excelente para aplicar em espaços que exijam concentração, como escritórios. Como transmite a sensação de sobriedade e acolhimento, é excelente para aplicar em salas de estar e jantar.
Branco
Sabia que tecnicamente o branco é a soma de todas as cores? Símbolo da paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade e simplicidade, pode ser utilizada em qualquer espaço, desde que combinada com outras para equilibrar a sua intensidade e luz.
Preto
Em oposição, o preto não é considerada uma cor tecnicamente, mas sim a ausência de luz. Considerada uma cor sofisticada, pode ser utilizada em qualquer divisória, desde que em pequenos apontamentos e detalhes, para não “pesar” ou tornar o ambiente demasiado sombrio.
Não se esqueça: a influência das cores na decoração de um ambiente é muito importante e pode até não se aperceber mas o seu mood vai ser alterado de acordo com a paleta cromática que desenhar para cada divisória!