Há informações bastante sensíveis que não devem ser colocadas na praça pública ou, claro, em redes sociais. São dados que muitos utilizadores insistem em divulgar – mesmo que o façam sem querer -, mas que, afinal, não deveriam. Descubra 8 informações que deve eliminar do Facebook para manter a sua segurança e também a de quem lhe é querido.
Informações pessoais que deve eliminar do Facebook
Número de telefone
Disponibilizar o número de telefone ou telemóvel pode tornar-se uma grande dor de cabeça. Isso porque possibilita que este seja usado por pessoas mal-intencionadas. Podem começar a ligar-lhe incessantemente ou podem dar o seu número para campanhas de marketing que não interessam para nada, mas estes são só alguns exemplos daquilo que quer evitar.
Aniversário
A data do aniversário permite que muitos ladrões de identidade descubram um pouco mais sobre os utilizadores que pretendem ludibriar.
Morada de casa
Não é preciso dizer muito, pois não? A morada da sua residência é uma das informações que deve eliminar do Facebook para evitar roubos quando anuncia que está de férias.
Trabalho
Muitos utilizadores gostam de demonstrar que trabalham em certos locais/empresas, mas será que a entidade empregadora gosta que o faça? Talvez, não – principalmente quando o trabalhador/utilizador publica fotografias ou estados que em nada abonam a seu favor. Lembre-se que há regras de etiqueta nas redes sociais que devem ser respeitadas.
A escola do filho
Não identificar o local em que os filhos estudam é uma boa forma de os manter seguros, segundo alguns estudos realizados por entidades de proteção a menores.
Fotografias dos mais pequenos
Os orgulhosos pais gostam de publicar fotografias dos mais pequenos, mas não se perguntam sobre se os pequenos vão gostar de ver as suas fotos na internet quando forem mais velhos. Lembre-se: uma vez na internet, para sempre na internet.
Serviços de localização
Há utilizadores que fazem publicações no Facebook e permitem que a rede social divulgue o local em que foi feita essa mesma publicação. Ora, embora esta funcionalidade pareça inofensiva na maior parte das vezes, pode trazer alguns dissabores noutras alturas. Evite, por razões de segurança e privacidade, dar informações sobre locais que frequenta ou onde está em determinado momento.
Férias
Há inúmeros utilizadores que vão de férias e que não se inibem de publicar fotografias nas redes sociais. Deixe-se disso. Há sempre pessoas mal intencionadas à espera da oportunidade certa para invadir as casas que se encontram vazias.
Além de eliminar estas informações, tenha o cuidado de não partilhar certas coisas nas redes sociais. Esteja atento.