Share the post "13 chás para relaxar: calmantes naturais no combate ao stress"
Associamos as infusões a bebidas que induzem o relaxamento e a tranquilidade. Porém, nem todas as infusões são chás para relaxar, pois algumas contêm cafeína. Assim, algumas infusões podem funcionar como estimulantes ou energizantes, ao invés de calmantes.
Por essa razão, vamos dizer-lhe quais as infusões e chás para relaxar que deve ter sempre aí por casa e tomar todos os dias (para uma noite de sono bem calma e tranquila) ou beber naqueles dias ou momentos em que se sente mais nervoso ou ansioso. Fique a saber mais.
Relaxar, dormir melhor e dizer adeus ao stress
Antes de mais, convém explicar o que é o chá. A origem desta bebida está na planta Camellia sinensis que, em função da sua oxidação, proporciona 4 chás: branco, verde, oolong e preto.
Todos eles são compostos por uma série de substâncias que lhes vão dar propriedades distintas. No que respeita ao relaxamento, será a L-Teanina a responsável por atenuar o stress e induzir o sono, a quem bebe chás ricos neste aminoácido.
Porém, muitas vezes, aquilo que bebemos são infusões, ou seja, uma mistura de folhas, flores ou raízes de plantas e até especiarias ou aromas de fruta. Ainda assim, tratam-se de bebidas muito ricas e que podem mesmo proporcionar o relaxamento mental e muscular, pelo que vale a pena conhecer estes chás para relaxar.
Infusões e chás para relaxar e dormir melhor
Veja a lista!
Lavanda
A lavanda é uma planta mediterrânica com propriedades relaxantes. Ela ajuda a baixar a tensão arterial e a combater problemas como a insónia e a depressão. Além disso, também tem propriedades diuréticas, ou seja, ajuda a eliminar substâncias tóxicas, presentes no organismo. Facilita, ainda, a digestão e aumenta a motilidade intestinal.
Cidreira
A cidreira é uma erva calmante e sedativa e um dos melhores chás para relaxar. Ela ajuda a afastar as insónias, a ansiedade e o stress. Tem ainda propriedades antiespasmódicas, atenuando as dores menstruais. Possui também uma ação antioxidante, combatendo os radicais livres causadores do envelhecimento precoce e de doenças, como o cancro.
Camomila
A camomila é uma planta que não só ajuda a relaxar, como a melhorar a saúde do corpo, pele e cabelos. Enquanto reduz a ansiedade, ela possui uma ação anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica e analgésica. Como contém apigenina (um fitoquímico), ajuda ainda a prevenir o crescimento das células cancerígenas.
Valeriana
Trata-se de uma planta medicinal com efeito sonífero. Ela aumenta a presença no organismo do ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual ajuda a regular as células nervosas e a controlar a irritabilidade, o nervosismo e a ansiedade.
Tília
Este é um sedativo e calmante natural, capaz de combater o nervosismo e a ansiedade. Além disso, é antiespasmódico e diaforético, ou seja, é aconselhado para aliviar doenças como catarro brônquico, bronquites, asma, gripe e tosse. A tília tem ainda um efeito vasodilatador e hipotensor, estando no topo dos chás para relaxar.
Flor de maracujá
Esta flor é capaz de acalmar e antecipar a chegada do sono. Pode juntar a esta infusão camomila ou hortelã para um sabor mais agradável e um efeito final ainda mais relaxante.
Chá verde sem cafeína
Normalmente, o chá verde não é recomendado para relaxar, pois tem cafeína. Porém, se conseguir consumir esta bebida sem a cafeína, irá sentir-se muito calmo e mesmo sonolento. Isto, porque esta “versão” de chá verde possui L-Teanina, a qual contribui para melhorar a qualidade do sono e diminuir o stress.
Alecrim
O alecrim é uma erva aromática que pode proporcionar uma infusão maravilhosa e bastante relaxante. Rica em vitaminas A, C, fibras, cálcio e potássio, esta erva tem também propriedades digestivas, além de atuar no sistema nervoso e ajudar a combater a depressão, o stress, a ansiedade e o cansaço.
Alface
Pode ser surpreendente, mas é possível fazer uma agradável infusão com a folha da alface, a qual ainda para mais tem propriedades calmantes e diuréticas, reduzindo o inchaço e controlando a pressão sanguínea.
Hortelã
Uma infusão de hortelã (principalmente se incluir tangerina) ajuda e muito a melhorar o sono, combatendo, mesmo, a insónia. Isto, porque a hortelã é uma erva medicinal muito relaxante, cujo próprio aroma já inspira calma e tranquilidade.
Erva-de-São-João ou hipericão
Trata-se de uma erva que ajuda a recuperar o sistema nervoso, funcionando como um antidepressivo natural. É, ainda, uma planta recomendada em casos de ansiedade e nervosismo.
Alfazema
Rica em cumarina e óleos essenciais, a alfazema possui propriedades calmantes e relaxantes, que ajudam a combater o nervosismo, sendo outra infusão a experimentar.
Limão
Uma infusão de limão contém efeitos ansiolíticos e sedativos, capazes de controlarem o sistema nervoso e induzirem o sono. Se gosta deste fruto, não há razão para não experimentar a sua infusão.
Nota final
As infusões e chás relaxantes são bebidas simples de preparar e uma boa maneira de conseguir, de forma natural, controlar um estado de ansiedade ou stress. Porém, nem sempre os métodos naturais de relaxamento são suficientes, pelo que deve sempre consultar um médico, caso se sinta esgotado ou deprimido.