O InGaming, projeto inovador do CDI Portugal, chegou às escolas com uma missão clara: combater os comportamentos aditivos associados aos videojogos, enquanto promove o gaming como uma ferramenta educativa e de desenvolvimento. Este projeto, que recebeu o Prémio Fidelidade Comunidade, já está em pleno andamento, trazendo sessões de sensibilização para alunos, professores e encarregados de educação em várias localidades do país.
O que é o Projeto InGaming?
O InGaming é mais do que um programa educativo. É um movimento que procura redefinir a relação dos jovens com os videojogos, promovendo práticas saudáveis e evitando comportamentos de risco. Desde a sua base na Casa do Conhecimento de Valongo, este projeto atua localmente e online, oferecendo ferramentas para ajudar jovens gamers e não gamers a crescerem pessoal e socialmente.
Objetivos do Projeto InGaming
Os objetivos do projeto passam por prevenir comportamentos aditivos, promovendo a literacia digital e ajudando os jovens a compreender e evitar os riscos associados ao uso excessivo de videojogos. Também se pretende fomentar a inclusão digital, tornando o gaming uma atividade acessível, segura e positiva para todos os jovens dos 15 aos 25 anos, promovendo assim a igualdade de oportunidades.
Por fim, o projeto visa capacitar para o desenvolvimento pessoal, criando ambientes seguros e supervisionados, onde os videojogos sejam utilizados como ferramentas de aprendizagem, interação social e crescimento individual.
Atividades do Projeto InGaming nas escolas
O programa “O InGaming vai às escolas” oferece sessões dinâmicas e personalizadas para várias faixas etárias, desde o 4.º ao 12.º ano. Professores e encarregados de educação também têm um papel central, participando em formações e webinares:
- Sessões presenciais e online
- 15 sessões para cerca de 375 alunos.
- 3 sessões destinadas a encarregados de educação.
- 3 webinares para 105 professores.
- Duração e flexibilidade – cada sessão tem a duração máxima de 90 minutos e é agendada conforme a conveniência das escolas e professores.
- Acompanhamento local – um grupo de 40 Embaixadores voluntários, composto por estudantes universitários de ciências sociais e educação, é responsável pela implementação das atividades nas escolas, em colaboração com o CDI Portugal.
Impacto comunitário do projeto
Através de sessões educativas e atividades práticas, o InGaming não só ajuda a reduzir os comportamentos aditivos como também promove o uso dos videojogos de forma positiva. Este projeto cria pontes entre a tecnologia e a cidadania, preparando os jovens para utilizar ferramentas digitais no dia a dia e em prol do bem-estar da comunidade.
Se a sua escola deseja participar nesta iniciativa, pode inscrever-se facilmente através do site oficial do CDI Portugal. Não deixe passar esta oportunidade de integrar o gaming no processo educativo de forma saudável e inclusiva.
Sobre o CDI Portugal
Desde 2013, o CDI Portugal tem transformado vidas através da tecnologia. Com projetos como Apps for Good e o Centro de Cidadania Digital, esta ONG tem promovido a inclusão e a inovação digital, capacitando cidadãos a resolver problemas do quotidiano com ferramentas tecnológicas.