As candidaturas ao programa INOV Contacto, programa de estágios internacionais que oferece aos jovens licenciados a oportunidade de realizar um estágio remunerado de 6 a 9 meses no estrangeiro, terminam a 30 de setembro. Saiba como funciona e quais os requisitos.
Programa INOV Contacto: como funciona?
O Programa INOV Contacto é um programa de estágios internacionais dirigido a jovens com formação superior, entidades portuguesas em mercados externos e multinacionais, e organizações mundiais, que queiram reforçar as suas equipas com talento português.
Com 1.284 empresas associadas a oferecer estágios em 82 países, a missão do INOV Contacto é bastante simples:
- Formar talento português num ambiente profissional;
- Apoiar a internacionalização das entidades;
- Promover a imagem de Portugal no mundo.
Os estágios profissionais decorrem em qualquer parte do mundo, durante 6 a 9 meses. Os jovens são desafiados a desenvolver competências no mercado internacional e as entidades usufruem de capital humano altamente qualificado para impulsionar o seu negócio.
Como se pode candidatar ao INOV Contacto?
Se está a pensar em candidatar-se ao Programa INOV Contacto, saiba que este é um programa promovido, gerido e executado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e apoiado pela União Europeia. Por isso mesmo, exige alguns procedimentos (pré-requisitos) que os jovens interessados deverão ter em consideração antes de se candidatarem:
- Comprovar que detém uma licenciatura ou mestrado;
- Não ter mais de 29 anos;
- Ser fluente em português e inglês (tendo que comprovar este último caso através de um certificado) e o conhecimento de outra língua será ainda valorizado;
- Ter motivação e autonomia para criar e seguir uma carreira internacional;
- Estar, de momento, sem emprego;
- Ter disponibilidade para realizar um estágio remunerado em qualquer parte do mundo (pois não é possível escolher o local de destino);
- Tem que residir legalmente em Portugal.
Datas a não perder de vista
São aceites candidaturas em todas as áreas de formação, mas o programa assume uma preferência por candidatos das áreas de gestão, economia, marketing, engenharia e tecnologias de informação, redes ou telecomunicações.
Para estagiários e empresas, as candidaturas ao INOV Contacto terminam no final deste mês.
Os valores das bolsas de estágio variam e incluem as viagens entre Portugal e o país de estágio e é importante ainda referir que o estágio não inclui férias.
O que é necessário para fazer a candidatura?
Para que a candidatura seja válida é necessário que o candidato entregue, ao longo de várias etapas, vários comprovativos obrigatórios. Para o ajudar, fizemos uma listagem, tome nota:
- Formulário de candidatura;
- Currículos em Inglês e Português;
- Certificado de Licenciatura ou Mestrado Integrado (5 anos);
- Certificado de Língua Inglesa (emitido a partir de 2017).
Além disso, durante o processo de seleção, o candidato deverá ainda entregar à empresa de Recursos Humanos responsável, os seguintes documentos:
- Original do Certificado de Licenciatura/Mestrado Integrado;
- Original do Certificado de Língua Inglesa.
Pode confirmar aqui a check list com todos os documentos e respetivas fases de entrega do Programa INOV Contacto.
Como decorre o processo de seleção?
A seleção dos candidatos é feita de forma a avaliar se os candidatos terão as competências gerais e específicas para conseguir, com sucesso, atingir os objetivos nos diferentes estágios oferecidos por esta bolsa.
Este processo de seleção tem diferentes etapas, sendo todas elas eliminatórias e o mesmo é gerido pela AICEP e por uma outra entidade:
- 1ª fase: formalização do pedido de estágio, pelos candidatos, através do preenchimento online da ficha de candidatura disponibilizada na página da internet do INOV Contacto, juntamente com a documentação solicitada;
- 2ª fase: pré-seleção dos candidatos ao estágio tendo em consideração as áreas de formação, médias finais e estudos complementares, passíveis de majoração e ainda os conhecimentos linguísticos, passíveis de majoração;
- 3ª fase: recrutamento e seleção dos candidatos ao estágio, através da realização de provas de avaliação aos candidatos selecionados, cujos resultados são considerados para efeitos de aptidão ao programa;
- 4ª fase: seleção das entidades de acolhimento com base nas fichas de inscrição submetidas online pelas mesmas;
- 5ª fase: conjugação do perfil dos candidatos selecionados com as qualificações pretendidas pelas entidades inscritas no programa;
- 6ª fase: convite ao candidato à integração no programa;
- 7ª fase: resposta por escrito ao convite, por parte do candidato;
- 8ª fase: a aceitação formal do convite por parte do candidato implica a aceitação por este, da entidade e país que lhe forem indicados para realização do estágio, sendo esta irrevogável.
Todos os candidatos têm de prestar algumas provas e passar em todas as fases de avaliação para poderem realizar este estágio.
É possível escolher o local de destino do estágio?
Não. Aliás, este é mesmo um dos objetivos do programa, por isso, é a AICEP quem faz o matching entre os candidatos aptos e as entidades de acolhimento de estágios.
A divulgação/comunicação aos estagiários de qual a entidade de acolhimento, bem como do país de destino do estágio só é efetuada no final de todo o processo de seleção e após o momento de “mini formação”, um curso de práticas internacionais.
É possível concorrer mais do que uma vez?
O INOV Contacto é um programa que permite aos candidatos concorrerem mais do que uma vez, desde que não tenham sido escolhidos na primeira.
Ou seja, se em alguma altura concorreu ao INOV Contacto mas não foi selecionado, é possível voltar a tentar. O que acontece é que terá de passar por todo o processo de seleção novamente.
No caso de já ter concorrido, ter sido selecionado mas, por algum motivo, não realizou o programa de estágio, então não terá mais oportunidades para o fazer.
Por isso, é extremamente importante que faça a sua candidatura de modo consciente para que não perca esta oportunidade.
Para mais informações, contacte diretamente a plataforma INOV Contacto.