Catarina Reis
Catarina Reis
24 Mar, 2023 - 12:29

Inteligência Artificial: qual o impacto no mercado de trabalho?

Catarina Reis

Perceba qual o papel da Inteligência Artificial no mercado de trabalho atual e quais as implicações no futuro, nomeadamente no emprego.

IA inteligência artificial

Em que medida é que a Inteligência Artificial (IA) vai interferir com o trabalho humano no futuro? 

Das aplicações às implicações e especulações, muito se diz sobre a Inteligência Artificial, mas é necessário perceber, de facto, a sua importância na economia e na sociedade, em especial no mercado de trabalho.

A IA é a ciência que une inteligência e engenharia com o objetivo de criar instrumentos capazes de apoiar os seres humanos. Este é o princípio e parece simples.

Juntas, a ciência e a engenharia procuram tornar possível que máquinas realizem tarefas que recorram à inteligência, de modo semelhante quando realizadas por pessoas.

Inteligência Artificial: como funciona?

Na prática, a Inteligência Artificial investe na procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo concreto de o reproduzir numa versão melhorada.

Através de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador, além de ser capaz de armazenar e manipular dados, consegue também adquirir, representar e manipular conhecimento.

Essa capacidade de manipulação é, talvez, a mais surpreendente (e assustadora), no sentido em que promete  vir a conferir a capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos a partir do conhecimento existente. Assim como utilizar métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos.

Onde a encontramos?

A verdade é que em casa, na rua ou no trabalho, há muito que a Inteligência Artificial faz parte do nosso quotidiano.

Por vezes nem damos conta, mas estamos rodeados por Inteligência Artificial, desde o smartphone à box de tv, no relógio de ponto com reconhecimento facial à entrada do trabalho ao software específico usado, por exemplo, no tratamento de imagem ou na faturação, assim como no assistant chat automático, disponível em alguns websites ou lojas online.

Está no sistema de estacionamento automático de carros recentes, na segurança de edifícios e em 1001 outras utilidades simples ou mais complexas que desconhecemos.

Já agora, já experimentou o Chat GPT?

Vantagens da Inteligência Artificial para o mercado de trabalho

São inúmeros os benefícios da tecnologia para quem faz bom uso dos recursos tecnológicos, e a IA não é exceção, visto que promovem a otimização de processos e, consequentemente, de resultados. Vejamos alguma da vantagens da sua implementação no mercado de trabalho:

1

Crescimento do negócio

Estima-se que mais de metade das empresas considerem o investimento em tecnologia fundamental para a estratégia de crescimento do negócio. A aposta tem vindo a registar um aumento significativo em diversas áreas de mercado.

2

Permite alcançar novas e melhores as soluções de produtividade, qualidade ou segurança

Numa era em que se torna evidente a relevância do papel da IA em aspetos como a produtividade, qualidade ou segurança, nenhuma empresa quer ficar para trás e procura as melhores soluções.

3

Aumentar o retorno do investimento

O retorno do investimento ronda em média, de acordo com alguns estudos, os 70% de aumento de receitas.

4

Automatização de processos

IA é sinónimo de economia de tempo e maior produtividade. Aplica-se, especialmente, a tarefas repetitivas passíveis de erro quando realizadas por humanos, causado por distração ou cansaço, por exemplo. Com a automatização, os erros são evitados e o trabalho burocrático torna-se mais rápido e eficaz;

5

Segurança dos documentos

O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho foi extremamente positivo em questões de segurança, não apenas no que toca ao acesso ao local, mas também a arquivos e documentos importantes.

O uso da nuvem, com backups constantes é uma das ferramentas que veio revolucionar os métodos de trabalho, permitindo arquivar, pesquisar e partilhar com rapidez qualquer documento;

6

Realização de tarefas

Algumas tarefas podem vir a ser realizadas através de IA. Exemplo disso é o atendimento telefónico ou contacto. Neste campo, a Google apresentou recentemente uma demo do que parece ser o início dessa realidade.;

7

Novos empregos

Um dos maiores impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, ao contrário do que se possa pensar à partida, assenta na criação de novas profissões, mais emprego.

A tecnologia pode extinguir alguns trabalhos, mas faz surgir outros. A par disso, a transformação digital veio para coexistir com a mão de obra humana e não para a erradicar;

8

Melhor comunicação

A IA também influencia a comunicação interna e externa de uma empresa. O recurso a ferramentas tecnológicas que organizam e otimizam os processos, permite um retorno que só pode ser positivo;

9

Facilita o recrutamento

O que antes era um trabalho completamente manual do Recursos Humanos, ficou facilitado pela IA, através do recurso a plataformas específicas, permitindo encontrar, de modo fácil e rápido, o candidato ideal para a vaga. 

Um exemplo muito caricato acaba de se tornar conhecido. Uma empresa resolveu experimentar conceder uma entrevista de emprego ao ChatGPT, um protótipo de um chatbot com inteligência artificial especializado em diálogo, e, o resultado foi que acabou por se sair bem, tendo mesmo sido selecionado para uma entrevista.

10

Complementa as capacidades humanas

O grande poder do desenvolvimento da IA está na possibilidade de complementar e aumentar as capacidades humanas. Isto significa que vai ajudar as pessoas em algumas tarefas e libertá-las de outras, sobretudo as mais repetitivas, para que cada profissional possa focar-se nas vertentes mais complexas do seu trabalho, como a estratégia e a criatividade.

Posto isto, importa reter uma ideia: adaptarmo-nos à mudança é a melhor estratégia para enfrentar o futuro.

Cuidados a ter com a Inteligência Artificial

Questões de ordem ética

Apesar das muitas vantagens, a IA apresenta também algumas dúvidas, questões relacionadas com a ética para as quais é fundamental dar resposta.

Conferidos poderes à IA, no caso de algo falhar e causar graves prejuízos, nomeadamente a morte resultante de um acidente de viação provocado por um automóvel autónomo, a quem pertence a responsabilidade?

Será a máquina capaz de se sobrepor ao ser humano? Poderá um robot mentir ou envolver-se afetivamente? Quais os limites da Inteligência Artificial?

Questões de regulamentação e monopólio

Há preocupações crescentes de que sem uma ação conjunta dos governos e das indústrias, a IA poderá acabar descontrolada e não regulamentada, com o desenvolvimento monopolizado por apenas algumas empresas poderosas.

Em suma, o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho revela-se positivo. Fundamental é que os profissionais se mantenham atualizados e capazes de trabalhar lado a lado com a IA.

Veja também