A Inteligência Artificial (IA) está presente em muitas das atividades que realizamos. Por exemplo, quando recorremos ao reconhecimento de voz da Apple ou da Google ou ao tradutor automático, nas legendas automáticas que o Youtube gera nos vídeos a que assistimos, entre muitas outras.
O ChatGPT, de que tanto se tem falado, é um modelo de linguagem artificial, desenvolvido pela OpenAI, que recorre a tecnologia Generative Pre-trained Transformer (GPT) para gerar respostas e para manter conversas com os seus utilizadores. É alimentado com enormes quantidades de dados em texto e tem uma linguagem muito aproximada à dos humanos.
O ChatGPT tem capacidade de aprender continuamente, através das interações com os utilizadores, adaptando as respostas às perguntas que vai recebendo.
A par da sua popularidade, têm crescido também as dúvidas acerca das questões éticas e da necessidade de regulação desta tecnologia. Muitos consideram-na capaz de substituir os humanos em diversas atividades.
Entre as críticas ao chat, apontam-se as limitações que caracterizam muitas das respostas apresentadas, a falta de indicação clara das fontes de informação ou a utilização indevida de dados pessoais.
Neste artigo do Saldo Positivo saiba como funciona a Inteligência Artificial e o ChatGPT e quais os motivos para tanta controvérsia.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.