A internet lenta no smartphone pode ter como causa vários fatores, sendo que alguns não estão relacionadas nem com o seu dispositivo nem com a forma como gere a sua utilização.
Neste grupo incluímos a escolha de planos de internet demasiado lentos, que permitem apenas determinado tipo de largura de banda, ou o facto do seu operador estar temporariamente congestionado ou possuir fraca cobertura na região onde vive.
Outra razão da lentidão pode estar relacionada com o sinal do seu router que pode ficar mais fraco em algumas divisões da sua casa, deixando a velocidade da sua internet bastante aquém daquilo que seria expectável.
Uma vez colocadas de lado estas situações, que obviamente terá de resolver mudando de plano de internet, escolhendo uma operadora que tem boa cobertura na sua região ou alterando os routers e as suas disposições dentro de casa, pode ainda acontecer que a sua internet continue lenta.
Neste caso, vamos sugerir-lhe algumas ações e truques bastante simples que podem melhorar esse problema. Os conselhos são válidos tanto para o ecossistema Android como para o iOS dos iPhones.
Internet lenta: as soluções mais simples
Aponte o seu telemóvel para sítios diferentes
Parece demasiado simples, mas a verdade é que funciona. Independentemente de todos os cuidados que teve na disposição do router e dos repetidores de sinal que colocou na sua habitação, existem verdadeiros “pontos cegos” nalguns locais.
Espelhos, superfícies metálicas, aquários e mesmo uma parede mais grossa com materiais de construção densos, podem prejudicar o acesso ao sinal.
A deslocação da posição do smartphone ou mesmo a sua própria deslocação dentro de determinado espaço com ele na mão, pode fazer a diferença.
Desligue e ligue o smarphone
Esta é a operação clássica da eletrónica e da informática em geral para resolver um problema que não se conhece a causa. Muitas vezes usamos o nosso smartphone durante meses sem nunca o desligar.
Como na maioria dos dispositivos eletrónicos, o acto de desligar e ligar, permite que o aparelho execute procedimentos necessários ao “bem estar” do seu funcionamento como, por exemplo, concluir a instalação de atualizações que ficaram pendentes e que podem ser cruciais para gerir a velocidade da sua internet. Ao fazer o seu restart, esses problemas podem ficar resolvidos.
Pode fazê-lo desligando fisicamente o botão, ou, num restart mais suave, ativar e desativar o Modo Avião. Neste processo, o smartphone vai redefinir o uso da internet (dados ou Wi-Fi) e vai iniciar o procedimento de busca de sinal de rede podendo começar de novo e deixar para trás o que podia estar a correr mal.
Internet lenta: pequenos truques de gestão
Verificar as definições da operadora
As configurações por defeito da operadora que contratou são ativadas de forma automática, mas pode configurá-las manualmente.
Uma das coisas que pode fazer é verificar se essas configurações foram atualizadas recentemente, por exemplo, para novos recursos disponíveis como a internet 5G.
Por vezes as configurações que vieram por defeito já são antigas e podem estar a fazê-lo procurar um sinal numa frequências mais lenta mesmo que o seu telemóvel já permita aceder gerações de antenas mais recentes.
Altere/mude a rede móvel que está a utilizar
Por vezes o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede que não é tão rápida, por exemplo as redes que por vezes existem dentro de um centro comercial.
Se sentir a internet a ficar lenta, verifique se está na rede que lhe interessa aceder (dados ou Wi-Fi). Pode até definir as ligações que quer que o dispositivo faça de forma automática.
Por exemplo, se o seu dispositivo tem tecnologia 5G pode configurá-lo para ter as opções de 5G sempre ativadas, colocando o 5G em modo automático.
Verifique o cartão SIM
Verificar se o cartão SIM foi corretamente inserido, retirando-o e colocando-o de novo, é uma forma de resolver mecanicamente um problema que pode atrasar o acesso à internet.
Muitas vezes, a sua incorreta colocação pode causar problemas e, uma vez recolocado e o dispositivo reiniciado, a procura pelo sinal de rede já pode ser feita com o problema resolvido.
Limpe a cache do navegador
Os cookies, aqueles ficheiros que ficam gravados no nosso sistema a primeira vez que entramos numa determinada página ou aplicação para agilizar os futuros acessos, a longo prazo, podem tornar-se um problema.
Não só pelo o espaço de armazenamento que ocupam, mas porque que, à medida que vão sendo muitos, exigem mais tempo para serem carregados e pesquisados pelo sistema.
Limpar a cache, o local onde esses cookies ficam armazenados, é uma ação que deverá fazer regularmente para garantir a velocidade de carregamento apenas dos cookies que considera indispensáveis.
Os navegadores mais comuns disponibilizam fácil acesso a estes locais de limpeza nas suas configurações/definições. Limpar estes dados quando são muitos, para além de agilizar a internet, também pode corrigir determinados erros de carregamento que tornam a internet lenta.
Internet lenta: gerir as apps instaladas
Uma das causas mais comuns para a lentidão do telemóvel é o facto das aplicações que estão instaladas atrasarem a performance do telemóvel enquanto navega.
Esta situação é especialmente verdade se tiver aplicações que consomem dados em segundo plano, mesmo quando não as está a utilizar, ocupando recursos do telemóvel como o armazenamento e o acesso à largura de banda.
Pode resolver o problema desinstalando as apps que já não lhe interessa utilizar ou desativando o seu acesso à internet em segundo plano.
Pode fazê-lo aplicação a aplicação ou, de forma mais genérica, no seu dispositivo. Por exemplo, no iPhone pode aceder a >Ajustes, >Geral, >Atualização em 2º plano e desativar a sua ligação à rede.
E no Android pode por exemplo aceder a >Configurações, >Assistência do aparelho, >Bateria, >Limites de uso em segundo plano e >Suspender aplicativos não usados.
Estas funções podem variar de dispositivo para dispositivo, mas permitem uma racionalização melhor do uso da internet por parte das suas apps.