Cada vez mais ouvimos falar do iogurte probiótico e dos seus benefícios. No entanto, como qualquer outro alimento, é necessário saber os riscos e vantagens de o consumir.
O que é o iogurte probiótico?
O iogurte probiótico tradicional é feito a partir de laticínios fermentados que, por sua vez, constituem uma fonte equilibrada de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais.
Considerado um superalimento, quando é feito a partir do leite de vacas e ovelhas que se alimentam apenas de erva, os iogurtes têm os seus benefícios maximizados e oferecem uma quantidade ainda mais relevante de ómega 3, proteínas, cálcio, magnésio, potássio, vitamina D, vitamina K2, enzimas e probióticos.
Probióticos são bactérias boas, por assim dizer. Estas bactérias estão presentes no organismo humano desde o nascimento e são comprovadamente responsáveis pela saúde dos intestinos e manutenção da flora intestinal. Ter os intestinos saudáveis, com a presença das culturas destas bactérias, reflete-se na saúde geral do corpo, desde situações como prisão de ventre a alergias respiratórias, por exemplo.
O iogurte probiótico é um alimento que contém não só as culturas vivas e ativas regulares, como também possui uma variedade de bactérias boas para a flora intestinal.
Para quem é indicado?
De uma maneira geral, consumir iogurtes probióticos é seguro e saudável.
No entanto, caso sofra com alergias ou intolerância a laticínios ou a proteína do leite, os alimentos probióticos devem ser ingeridos com muita cautela. O mesmo vale para quem possui o sistema imunitário frágil: os probióticos podem aumentar o risco de determinadas infeções.
É importante referir que o consumo em grande quantidade deste alimento pode surtir alguns efeitos secundários ligeiramente desagradáveis, como gases e diarreia, que costumam passar assim que o organismo esteja habituado com as novas culturas de bactérias. Caso os sintomas não melhorem, procure aconselhamento médico.
Apesar de estes alimentos serem adições saudáveis a qualquer plano alimentar, não deixe de pedir orientação médica antes de qualquer modificação na dieta.
As 10 vantagens do iogurte probiótico
1. Melhora a digestão.
2. Diminui as probabilidades do desenvolvimento de Diabetes tipo 2.
3. Diminui as probabilidades de desenvolvimento de cancro do cólon e retal.
4. Aumenta a densidade óssea e ajuda a prevenir a osteoporose, uma vez que facilita a absorção de cálcio pelo organismo.
5. Auxilia a perda de peso e de gordura corporal.
6. Proporciona um reforço do sistema imunitário.
7. Diminui a tensão arterial.
8. Reduz o colesterol “mau” (LDL).
9. Regula o humor.
10. Pode ajudar a tratar as dores crónicas, como as causadas por doenças neurológicas.
Veja também: