Existem vários iogurtes à venda no mercado, o que torna mais difícil a tarefa de escolher um iogurte saudável, pois causa alguma indecisão. Uma das melhores dicas que lhe podemos dar é que leia sempre os rótulos antes de comprar o produto.
No entanto, não é fácil encontrar por vezes tempo para ler um rótulo com atenção devido à pressa do dia a dia, mas só assim podemos ficar a conhecer melhor a composição do alimento, além do teor de matéria gorda e da consistência.
Se escolhermos um iogurte saudável podemos incluí-lo numa alimentação equilibrada e até mesmo variada, pois não existe apenas uma marca de iogurtes não prejudiciais à saúde.
Além disso, não existe também um único tipo de iogurte. Conheça algumas das variedades existentes no mercado.
Dicas para escolher um iogurte saudável
Iogurtes líquidos
Este tipo de alimento é liquefeito após ter sido coagulado, e só depois é embalado. Ao escolhermos um iogurte saudável que seja feito desta forma, devemos optar por aquele que é magro e que não contém adição de açúcar, tal como deve ser feito com o iogurte sólido.
É necessário termos cuidado, pois os iogurtes líquidos naturais que se encontram à venda são, na maioria, açucarados. O melhor é optarmos pelos de aroma, que costumam ser os mais adequados, entre eles os da Mimosa Magros de Aroma, da Becel e Alpro.
Iogurtes sólidos
Este género de iogurte é coagulado e vendido em embalagens individuais, e pode ser magro, meio gordo ou gordo, além de natural, açucarado ou aromatizado.
A melhor opção costuma ser o iogurte sólido magro e não açucarado, sendo os das marcas Sveltesse Fondant Nestlé, Alpro e Corpos Danone uma boa escolha.
No entanto, nem todos gostam do sabor deste alimento em estado natural, o que faz com que escolher um iogurte magro com sabor, mas sem açúcar, seja a segunda opção mais aconselhável. O melhor seria apenas adoçar o iogurte natural com mel ou canela, por exemplo.
Iogurtes vegetais
Estes iogurtes são feitos à base de bebida vegetal e são uma opção equilibrada se não escolher as versões açucaradas, que são as que mais existem no mercado. O Alpro Natural ou o Alpro Natural com sabor a amêndoa ou coco são alguns dos mais recomendados.
Iogurte grego
Existem também os conhecidos iogurtes gregos, que possuem mais proteínas do que os iogurtes normais graças à diferente forma de fabrico, o que faz com que o consumidor se sinta saciado.
Uma vez que também têm mais gordura do que os outros iogurtes, deve evitar a versão normal e escolher a versão mais soft, devido a uma menor quantidade de gordura. O Iogurte Grego Ligeiro Milbona é uma boa opção.
Recomendações dos nutricionistas
São muitos os nutricionistas que aconselham o consumo de iogurtes sólidos, pois afirmam que são estes que causam mais saciedade e são também melhor tolerados do que os líquidos.
Serem de aroma, de pedaços ou de polpa parece não ser nutricionalmente relevante para a maioria destes profissionais, desde que opte pelos iogurtes magros e sem açúcar.
Ao escolher, tenha cuidado com os iogurtes naturais, pois variam muito de marca para marca, e tenha também atenção ao teor de gordura, que varia entre meio gordo e gordo.
Se não forem bem escolhidos, os iogurtes gregos podem ser bombas calóricas. Os magros das marcas Nestlé e Milbona, por exemplo, costumam ter um teor em gordura muito baixo e não contêm geralmente açúcar adicionado. A dose de iogurtes recomendada para um adulto saudável é de 2 lácteos por dia.
Agora que já leu este artigo, o melhor é reter esta informação na memória e ter mesmo atenção aos rótulos dos iogurtes que comprar para a próxima, para que consiga escolher um iogurte saudável entre tantas opções existentes à sua volta.
Ou então pode optar por fazer o seu iogurte saudável em casa. Nós damos-lhe uma ajuda ao partilharmos duas receitas consigo.
Receitas para fazer iogurtes saudáveis
Iogurte vegetal
Ingredientes:
- 1 litro de bebida de soja (ou outra bebida vegetal);
- 1 colher de sopa de amido de milho (opcional);
- ½ chávena (125 gramas) de iogurte de soja ou fermento de iogurte em pó.
Preparação:
Primeiro, deve pré-aquecer o forno a 50ºC. Depois, coloque a bebida de soja numa panela, adicione o amido de milho e mexa o conteúdo. Leve-o ao forno e aqueça-o até 90ºC, aproximadamente, ou antes da bebida começar a ferver.
Quando retirar a panela deixe arrefecer até aos 40 ou 50ºC. Depois de arrefecido, pode adicionar o iogurte de soja ou fermento de iogurte em pó, e volte a mexer tudo.
Em seguida, basta colocar o conteúdo em frascos de vidro, sem tampa, e pode mantê-los no interior do forno, mas com o mesmo desligado, para que sejam deixados a fermentar pelo menos 8 horas. Não abra o forno durante este processo.
Quando já tiverem passado 8 horas, tape os frascos de vidro e coloque-os no frigorífico.
Iogurte de coco
Ingredientes:
- 1 lata de leite de coco (400ml);
- 1 colher de chá de mel (opcional);
- ½ de sumo de limão.
Preparação:
Coloque a lata de leite de coco no frigorífico um dia antes de preparar o iogurte, para que a parte sólida se separe da líquida.
No dia a seguir, deve retirar com uma colher a parte sólida e colocá-la numa taça, onde irá acrescentar o mel e o sumo de limão. Misture bem até ficar cremoso como um iogurte.
Depois, é só levar ao frigorífico e consumir este iogurte entre dois a três dias.
Veja também: