Existem duas opções que o podem ter levado a comprar um iPhone 16 GB: o facto de pensar que não iria precisar de mais memória, ou o facto de não querer gastar mais dinheiro do que aquele que já estava a gastar. De qualquer das formas, existem algumas dicas que pode anotar e seguir para não ter problemas de memória.
O mais provável é que não tivesse a noção completa de quanta memória um smartphone é capaz de consumir. À primeira vista, pode até pensar que não terá tantas fotografias ou vídeos quanto isso guardados no seu iPhone 16 GB, mas rapidamente se desengana e percebe que há outras funcionalidades que estão a consumir quase toda a memória do seu telemóvel.
Falta de memória no seu iPhone 16GB? Siga estas dicas
Esteja atento ao consumo de memória
Como já referido, nem só as fotografias e vídeos que gravamos e guardamos em smartphones ocupam a memória do telemóvel. Também as aplicações que tem instaladas consomem a mesma memória, mesmo que não as esteja a usar, até porque essas apps estão a consumir memória em segundo plano.
Num iPhone 16 GB, isto pode ser problemático e até causar alguma lentidão na performance do telemóvel. Por isso, tenha em atenção o consumo de memória que está a acontecer, seguindo estes passos:
- Definições;
- Geral;
- Armazenamento no iPhone.
Qualidade do vídeo
Tenha em atenção o formato no qual fotografa e, sobretudo, filma os vídeos num iPhone 16 GB. Quanto maior a qualidade, naturalmente que maior será a memória ocupada.
A melhoria da qualidade implica que seja consumido mais espaço de armazenamento, por isso, deve rever as definições da câmara e optar por filmar em 1080p ou, até, em 720p, que irão garantir, ainda assim, uma boa qualidade de imagem. Para tal, percorra as seguintes etapas e altere as definições de vídeo para poupar espaço de armazenamento no iPhone:
- Definições;
- Câmara;
- Gravar vídeo.
Utilize o iCloud
A par de outros serviços de armazenamento em cloud, a Apple disponibiliza um semelhante e que pode aceder de forma gratuita no seu iPhone: o iCloud. Por isso, se ele existe, o melhor será mesmo utilizá-lo ao máximo e, nele, guardar toda a sua biblioteca de vídeos e fotografias.
Para tal, e para continuar a usufruir desse serviço de forma gratuita, otimize o espaço de armazenamento do iCloud, seguindo os seguintes passos:
- Definições;
- Carregue no separador inicial que tem o seu nome;
- iCloud.
A partir daí, pode até escolher as aplicações e os serviços que utilizam o iCloud. Personalize estas definições consoante as suas preferências de armazenamento.
Adicione memória extra
Através de uma espécie de disco externo que, apesar de externamente não se assemelhar a um, desempenha exatamente a mesma função: armazenar dados (documentos, cópias, fotografias, vídeos, entre outros).
Hoje em dia, já existem estes discos em forma de pen, que permitem a ligação ao seu iPhone 16 GB através da entrada de carregamento – utilizando um adaptador de entrada muito semelhante àquele que já conhece.
Veja também: