O ano 2020 promete ser revolucionário para a Apple. Cerca de 13 anos depois do lançamento do primeiro iPhone, a marca da maçã deverá lançar um iPhone dobrável com diversas características que irão fazer deste um smartphone único.
iPhone dobrável poderá chegar em 2020
Segundo o que vários analistas do banco norte-americano Merrill Lynch têm afirmado, o ano 2020 poderá trazer um iPhone dobrável – essas são afirmações baseadas em diversos fornecedores da Apple. A especulação já levou os analistas a acreditarem que o iPhone dobrável, quando aberto, pode assemelhar-se a algo como um iPad.
“As nossas análises sugerem, também, que a Apple está a trabalhar com fornecedores no sentido de criar um smartphone dobrável (que poderá ficar com o dobro do tamanho, assemelhando-se a um tablet) para lançar em 2020”, afirmou Wamsi Mohan, analista sénior da Merrill Lynch.
A notícia ganhou eco devido ao facto de esta ser a primeira vez que uma grande fabricante se debruça sobre a ideia de criar um smartphone dobrável. Apesar de tudo, o conceito não é novo e já deu muito que falar após o lançamento, em 2017, do Azon M da ZTE.
Na altura, a ZTE afirmou que o potencial de um gadget deste tipo é imenso e que o utilizador pode fazer imensas tarefas que pareciam impossíveis até agora: debruçar-se sobre duas tarefas distintas ao mesmo tempo, espelhar o conteúdo em dois ecrãs, aumentar uma app para caber num duplo ecrã, etc.
A importância do OLED
A introdução do ecrã OLED, integrado no dispositivo aquando do lançamento do iPhone X, poderá ser decisiva para a concretização do iPhone dobrável. Isto porque este tipo de ecrãs é composto por pixéis individuais, o que torna os ecrãs mais flexíveis e oferece um novo mundo de possibilidades.
O rumor que aponta para a criação de um iPhone dobrável surge pouco tempo depois de fabricantes como a Samsung e a LG terem manifestado interesse em desenvolver este tipo de tecnologia.
Tendo em conta que ambas possuem divisões dedicadas à produção de ecrãs – sendo também fornecedores da Apple –, tudo aponta para que o iPhone dobrável possa mesmo vir a ser uma realidade num futuro próximo.
Veja também: