Os pequenos gadgets que transportamos connosco para todo o lado são indispensáveis no nosso dia a dia. Então, é normal que, quando o nosso iPhone não carrega, pensemos logo o pior: vamos ficar sem o nosso telemóvel, sem a nossa informação e teremos de gastar dinheiro a repará-lo ou a comprar um novo.
Calma, siga os passos seguintes e verifique se a causa do seu problema pode ser facilmente resolvida.
Porque é que o iPhone não carrega? Saiba o que fazer
Antes de desistir do seu dispositivo, é preciso saber porque este não carrega, para assim descobrir se não há solução antes de o deitar fora e ir comprar um novo.
Muitas vezes, o problema não está no hardware e sim no software, podendo assim resolver o problema sem comprar um equipamento novo. Faça as seguintes verificações e descubra a razão pela qual o seu iPhone não carrega.
Cabo lightning
Por vezes, o cabo que usa para carregar o iPhone pode estar desgastado, principalmente nas extremidades, pelo que deve observar as mesmas. Se as extremidades apresentarem danos visíveis, é provável que esse seja o problema. Pode também testar usando outro cabo. Se carregar é porque o problema é do seu cabo, tendo somente de o trocar por outro.
Além disso, se o iPhone ainda estiver dentro da garantia, também o seu cabo estará, pelo que a Apple substituirá o mesmo sem custos para si.
Se usar cabos não certificados pela Apple, então também existe a possibilidade de esse ser o problema, pelo que deve experimentar um cabo certificado e ver se o seu dispositivo carrega. Se carregar, então o problema é, mais uma vez, do cabo que está a usar.
Fonte de energia
Se não observar estes danos, o problema também pode ser do adaptador ou da porta USB que está a usar. Experimente outra entrada e, se funcionar, então o seu iPhone não carrega devido a um dos equipamentos que está a usar, seja o adaptador, seja a porta USB.
Software
O software do seu iPhone é que controla quando o seu dispositivo começa e acaba de carregar, pelo que também poderá ser uma fonte de problemas. O que deve experimentar é reiniciar o seu iPhone e voltar a ligá-lo.
Outra coisa que pode acontecer é não carregar acima dos 80%. Isso deve-se ao facto de o iPhone aquecer demasiado, então o software impede o seu carregamento, pelo que reiniciará o mesmo quando a temperatura diminuir. Experimente colocar o iPhone num sítio mais fresco.
Sujidade
Pode parecer um pouco anormal, mas a ranhura de carregamento pode estar com um pouco de cotão, seja pelo iPhone andar no bolso ou na mala. Limpe-a com cuidado e volte a experimentar.
Dica extra para quando o iPhone não carrega
Se a informação de carregamento surgir, recorra a um computador (e neste caso tem mesmo de ser computador – PC – e não Mac) e aceda a este site.
Faça o download do programa AUS Ai Charger, que dá uma ajudinha extra às entradas USB do computador, dando-lhes mais potência e capacidade.
Depois de instalado o programa – que funciona em qualquer versão do Windows, até na última, o Windows 10 – não se esqueça de reiniciar o computador para que surta efeito.
Se, depois de todas estas experiências, o seu iPhone não carrega, então o melhor é dirigir-se a um ponto de assistência técnica Apple, ou a um assistente certificado pela Apple.
Veja também: