Share the post "ISV dos usados importados vai baixar: poupanças podem chegar aos 2.000 euros"
Os automóveis usados importados da União Europeia vão pagar menos impostos em 2021. Isto porque a fórmula de cálculo do Imposto Sobre Veículos (ISV) vai passar a ter em conta, para além da cilindrada, a componente ambiental, de acordo com a proposta do Orçamento de Estado para 2021.
Recorde-se que, atualmente, o ISV é calculado em duas componentes: a cilindrada do veículo, que reduz o imposto a pagar conforme a idade, e as emissões de dióxido de carbono – onde a idade não importa.
Apesar de o Governo não mexer nas percentagens de redução do ISV no que diz respeito à cilindrada, haverá alterações na componente ambiental, que vai passar a contemplar uma redução do imposto a pagar progressiva.
Assim, nesta componente, a redução do imposto a pagar vai desde os 2% para carros com até um ano até 70% se o carro tiver mais de 15 anos, de acordo com a seguinte tabela:
Idade do automóvel | Percentagem de reduçãoo |
Até um ano | 2% |
De 1 a 2 anos | 7% |
De 2 a 3 anos | 11% |
De 3 a 4 anos | 16% |
De 4 a 5 anos | 20% |
De 5 a 6 anos | 25% |
De 6 a 7 anos | 30% |
De 7 a 8 anos | 34% |
De 8 a 9 anos | 39% |
De 9 a 10 anos | 43% |
De 10 a 11 anos | 48% |
De 11 a 12 anos | 52% |
De 12 a 13 anos | 57% |
De 13 a 14 anos | 61% |
De 14 a 15 anos | 66% |
Mais de 15 anos | 70% |
Note que até aqui, por não contar com os anos do veículo, o imposto final a pagar era elevado e já tinha levado os importadores a contestar este princípio nos tribunais. O Estado português também tem travado um duelo com a Comissão Europeia por causa do ISV dos veículos usados importados.
Em janeiro de 2019, Bruxelas iniciou um procedimento de infração contra Portugal por não ter em conta a componente ambiental do imposto de matrícula aplicável aos veículos usados importados de outros Estados-Membros para fins de depreciação.