A inteligência artificial (IA) está já em diversas áreas da nossa vida e, mesmo sem darmos conta, simplifica vários processos quotidianos. Da escrita inteligente de e-mails até aos algoritmos das plataformas de streaming, que nos sugerem entretenimento adequado aos nossos gostos pessoais, a IA já está, realmente, implantada no nosso dia a dia.
Se, há alguns anos, ter uma assistente virtual que obedecesse a comandos de voz para fazer pesquisas ou fornecer informação parecia uma imagem futurista, hoje a precisão e a segurança deste tipo de tecnologia permite que sejam utilizadas até mesmo na área da banca. E não é preciso ser-se um especialista para tirar partido desta inovação.
Quais as vantagens das assistentes virtuais na banca?
Se usa o GPS para viajar ou “pede apoio” ao seu telemóvel para encontrar uma receita para o jantar ou um restaurante perto do local onde está, já usa inteligência artificial. E se costuma usar comandos de voz para pedir o que deseja ou ordenar pesquisas, então conhece bem as vantagens de ter uma assistente virtual.
Agora, o próximo passo é beneficiar dessa tecnologia na sua relação com o seu banco. O homebanking e aplicações como a DABOX, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), já lhe proporcionam a comodidade de gerir a sua vida financeira sem sair de casa e sem estar dependente do horário de funcionamento das agências.
Com a ajuda de assistentes virtuais, esta comodidade é ainda maior. No caso da Caixa, a assistente virtual da CGD, basta clicar no ícone que aparece no rodapé da app Caixadirecta e fica automaticamente em contacto com a sua assistente digital. A ativação é feita por comandos de voz, em português e inglês.
A assistente virtual da Caixa vence Prémio Cinco Estrelas 2022
Os consumidores elegeram a Assistente Digital da Caixa como vencedora do Prémio 5 Estrelas 2022, na Categoria Banca – Assistente Virtual. A Assistente Digital obteve uma satisfação global de 80,2%, num estudo que auscultou a opinião de 2096 consumidores e que reforça a imagem da Caixa como Banco Digital dos Portugueses.
Na prática, falar com a sua assistente digital permite-lhe executar um conjunto de operações como pagamento de serviços, transferências, consulta de saldos e movimentos de contas, desbloquear o contrato Caixadirecta ou até solicitar uma solução de crédito pessoal.
6 ações que a assistente virtual faz por si
As assistentes virtuais permitem rentabilizar o seu tempo, poupar em deslocações e resolver assuntos bancários como, quando e onde quiser.
A Caixa, a assistente virtual da app Caixadirecta, consegue apoiá-lo nas seguintes tarefas essenciais.
1. Desbloquear o Caixadirecta
Problemas no acesso ao serviço Caixadirecta? A assistente virtual pode ajudar. Basta clicar em “Recuperar Acesso” no ecrã de login e seguir os passos indicados.
Para confirmar a sua identidade, a assistente vai solicitar o seu número do contrato e pedir-lhe respostas para algumas questões. Se responder corretamente, o acesso é desbloqueado.
2. Transferir dinheiro
Fazer uma transferência para alguém da sua lista de contactos? Basta pedi-lo à assistente digital. Se tiver um contacto no telemóvel com o nome do destinatário, a assistente irá confirmar se é para essa pessoa.
Se pretende transferir para uma pessoa ou entidade que não esteja nos seus contactos, ser-lhe-á solicitado o número de conta ou IBAN. A Caixa trata do resto.
3. Fazer pagamentos
À instrução “quero fazer um pagamento”, a sua assistente digital pergunta qual a entidade, referência e montante a pagar. No caso de ser um pagamento frequente, como o pagamento da luz, basta dizer a palavra luz, por exemplo.
4. Consultar movimentos e saldos
Para saber saldos e verificar os movimentos da sua conta à ordem já nem precisa de procurar a caixa multibanco mais próxima, basta verbalizar o pedido “preciso saber os movimentos da conta à ordem”. Este histórico aparece-lhe no ecrã do telemóvel.
5. Pedir um cartão
“Caixa, quero pedir um cartão”. Em poucas palavras, e sem ter de ir ao banco, diz o que pretende e a sua assistente virtual trata do resto. Deve apenas identificar o tipo de cartão a subscrever (débito, crédito ou pré-pago) e seguir os passos indicados.
6. Saber o IBAN
Sabe o seu IBAN? Provavelmente não. E quantas vezes já teve de procurar extratos bancários, e-mails ou faturas para conseguir aceder a esta simples informação? A assistente digital Caixa resolve por si. Basta pedir e o seu IBAN surgirá no ecrã da app.
Como o seu Banco pode ajudar
Já conhece a Caixa, a sua Assistente Digital da app Caixadirecta?