Se sempre tentou fugir às operações stop para não ter de passar pelo teste do balão, então não vai gostar desta notícia. Agora não é só na estrada que pode estar sujeito a fazer este teste.
Segundo a notícia divulgada ontem, já existem empresas que pediram autorização à Comissão Nacional de Proteção de Dados para poder realizar testes de alcoolémia junto dos trabalhadores no horário laboral.
Medida já em vigor em algumas empresas
Este prática está a ser implementada pela Cofina, Sonae e Otir, mas também já começa a ser viral nas autarquias, como por exemplo a de Loures ou Penafiel.
Esta medida tem como principal objectivo sensibilizar os trabalhadores para não ingerirem álcool durante o período laboral. Os rastreios são feitos por profissionais de saúde e o resultado dos testes não são comunicados à entidade empregadora, o que faz com que o trabalhador fique assim protegido, sem poder ser despedido por justa causa. No entanto, se recusar fazer o teste, aí sim poderá ser despedido.
Empresas de transportes pioneiras
Esta prática já não é de agora. Desde 1980 que algumas empresas de transportes já tinham adoptado o sistema de fazer testes de alcoolémia aos trabalhadores. Mais tarde, em 2010, foram introduzidas estas medidas nos restantes sectores, sendo que nos últimos tempos a realização dos testes se tem tornado uma prática corrente.
Veja também: