Share the post "Jericoacoara: paraíso brasileiro para visitar nas próximas férias"
Jericoacoara fica no Ceará, Brasil, e é uma vila de pescadores que mantém o seu aspeto rústico e tradicional.
Por aqui fixaram residência vários estrangeiros, como italianos, belgas e franceses.
Esta presença internacional influenciou a gastronomia, mas também os hábitos de vida locais.
O ambiente é bem tranquilo e, por isso, este é um destino ideal para umas férias calmas e relaxantes.
Jericoacoara ou Jeri: uma vila serena
Jericoacoara conjuga na perfeição a vida mais matinal com a noturna, para a qual não falta o forró local. As pousadas, hotéis, restaurantes e lojas mais turísticas convivem harmoniosamente com as atrações naturais como as dunas, nomeadamente a Duna do Pôr do Sol, ponto de encontro da região.
Assim, a Praia da Malhada é uma das mais procuradas para banhos e caminhadas. Quando a maré está baixa, é possível seguir um trilho até à Pedra Furada, uma formação rochosa muito popular na região.
O bugue é um meio de transporte muito utilizado para deslocações até aos arredores da vila, onde pode visitar lagoas de águas cristalinas, como as Lagoas Azul e Formosa. Nestes locais, poderá ainda encontrar redes para deitar e mergulhar parte do corpo dentro de água.
Nas águas de Jericoacoara é, também, frequente a prática de kitesurf e windsurf.
Quando visitar
Há dois períodos distintos em Jeri, os quais diferem, essencialmente, no que toca ao clima. De julho a janeiro, vive-se a época alta, com ótimas temperaturas e bons ventos para a prática do windsurf e kitesurf.
Já de fevereiro a maio, a época baixa traz a diminuição das temperaturas e as chuvas, havendo uma redução da procura.
Taxa ambiental
O município de Jericoacoara instituiu uma taxa ambiental que deve ser paga pelos visitantes, em função do número de dias que estiverem pela região. Os turistas devem pagar 30 Reais (5,5 euros) para uma estadia até sete dias. se ficar por mais tempo, deve pagar nova taxa.
Esta Taxa de Turismo Sustentável é cobrada a visitantes entre os 13 e os 59 anos, com exceção de deficiente físicos.
Esta taxa pode ser paga online, aqui.
Como chegar
Para chegar até esta localidade pode seguir na companhia aérea Azul, com voos a partir de Recife, ou na companhia Gol, com voos diretos a partir de Guarulhos (São Paulo).
Onde dormir
Pousadas à beira-mar
Para quem procura alojamento bem próximo do areal, aqui ficam algumas sugestões:
Pousadas mais económicas
Para quem procura alojamento a preços acessíveis, tome nota dos seguintes locais:
Onde comer
Nesta região, encontrará sobretudo restaurantes especializados em peixe. No centro da cidade, encontrará a grande maioria dos estabelecimentos locais. Veja alguns dos sítios onde ir e o que comer.
- Pimenta Verde: para os frutos do mar.
- The Lab: para quem não dispensa peixe fresco e massas.
- Gelato & Grano e Granola: para petiscos leves como frozen yogurt, saladas, tapioca e açaí.
- Padaria Santo Antônio: para petiscar durante a madrugada.
Como circular
Os carros são proibidos no centro, por isso há que usar as camionetas locais, andar a pé e, também, tirar o máximo partido dos bugues. As ruas mais importantes são as de São Francisco, do Forró e Principal. A partir delas, ficará a conhecer todos os bares, lojas e restaurantes locais.
Dicas
- Na Praia de Jericoacoara, é possível usufruir de uma série de serviços e comodidades como espreguiçadeiras, restaurante, aluguer de equipamentos e aulas com instrutores de kitesurf ou windsurf e cinema ao ar livre (em alguns dias da semana).
- No final da rua Principal, há barraquinhas a vender caipirinhas e outras bebidas.
- Para quem quiser aproveitar a noite, nada melhor do que ir até à Rua do Forró e começar a diversão no restaurante Dona Amélia.