Share the post "Juros simples e compostos: saiba as diferenças e aprenda a calcular"
Mesmo que as contas não sejam o seu ponto forte, há cálculos que deve saber fazer, já que permitem tomar decisões quanto à melhor forma de poupar. Os juros simples e compostos são duas formas diferentes de rentabilizar o seu dinheiro. Por isso é importante saber como funcionam.
Ao fazer um depósito irá receber uma remuneração (juro) por confiar o seu dinheiro ao banco. Essa remuneração vai depender de vários fatores, como o montante que depositou, a taxa de juro, o prazo do depósito e o facto de permitir ou não a capitalização de juros.
Ao fazer as contas é, por isso, fundamental saber como calcular os juros simples e os compostos. Isto para que possa perceber qual o rendimento esperado em cada uma das situações.
No caso dos juros simples, na data de pagamento acordada recebe o valor dos juros na sua conta à ordem.
Quando o valor dos juros é somado ao capital inicial para que possa render mais no período seguinte, falamos em juros compostos. Nesse caso beneficia do efeito de capitalização de juros, o que significa que, na prática, poderá obter juros sobre juros.
Para conhecer melhor as diferenças e aprender a calcular juros simples e compostos, leia este artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.