Em situações de lesão ou doença súbita é importante que sejam prestados primeiros socorros, no sentido de evitar ou minimizar o agravamento da lesão ou do estado de saúde. Os primeiros socorros são vastos e podem integrar procedimentos primários e simples ou podem implicar o atendimento especializado por profissionais de saúde. O kit primeiros socorros deve fazer parte de todos os estabelecimentos e deve estar equipado com todo o material necessário à prestação dos primeiros socorros.
Kit primeiros socorros: o que é e quais os cuidados a ter?
O kit primeiros socorros é constituído por uma ou mais caixas que no seu interior têm uma série de instrumentos, medicamentos e soluções úteis em situação de lesão ou doença súbita. Deve estar presente em todos os locais e deve ser de fácil acesso, embora deva estar guardado em local adequado. Não é aconselhável trancá-lo, para que seja fácil aceder a este sempre que se justifique, no entanto, deve estar salvaguardado o seu alcance por parte das crianças.
Mais ainda, todos os frascos que integram o kit primeiros socorros devem estar rotulados e os instrumentos pontiagudos (pinças; tesouras) devem estar embalados de forma adequada. No final de cada utilização da caixa de primeiros socorros, esta deve ser arrumada e o material utilizado deve ser reposto.
Outro cuidado importante a ter diz respeito à validade dos medicamentos que compõem o kit primeiros socorros. Os medicamentos devem ser vistoriados de forma regular, de forma a garantir que o prazo de validade não está ultrapassado. Sempre que os prazos tiverem sido vencidos os medicamentos devem ser inutilizados e substituídos.
Kit primeiros socorros: tudo o que não pode faltar!
O conteúdo do kit primeiros socorros varia consoante o número de pessoas a abranger e os fins a que se destina. Alguns exemplos do que pode conter o kit encontram-se enumerados abaixo:
Material de penso:
- Pensos rápidos de vários tamanhos;
- Compressas esterilizadas;
- Adesivo;
- Ligaduras elásticas e de pano;
- Solução antissética ou toalhitas desinfetantes;
- Soro fisiológico em unidoses;
- Luvas descartáveis;
- Saco para guardar os materiais usados;
- Solução para lavagem das mãos (antes e depois da prestação dos cuidados);
Medicamentos:
- Antissético líquido e em pomada;
- Analgésico ou anti-inflamatório oral, para aliviar a dor e baixar a febre;
- Pomada analgésica e anti-inflamatória;
- Pomada para “nódoas negras” (em especial se houver crianças);
- Pomada cicatrizante;
- Pomada anti-histamínica para picadas de insectos e alergias;
- Anti-histamínico oral;
- Antidiarreico;
Equipamentos e acessórios:
- Termómetro;
- Tesoura de pontas redondas;
- Pinça;
- Seringa para lavagem;
- Cobertor ou manta térmica;
- Saco térmico para gelo;
- Pacotes de açúcar;
- Copos de plástico;
- Garrafa de água;
- Manual de primeiros socorros (com instruções simples para as situações mais comuns);
- Lista de conteúdo (deve conter uma listagem do material existente e daquele que foi utilizado para se proceder à sua reposição);
- Lista com os números de emergência.
E os primeiros socorros psicológicos?
O Kit primeiros socorros é uma ferramenta fundamental em todas as casas e em todos os estabelecimentos, mas há outras ferramentas úteis, nomeadamente os primeiros socorros psicológicos, importantes na ajuda a pessoas em choque ou em crise.
Perante um evento crítico (um acidente de viação, por exemplo), as pessoas podem ficar desorganizadas e sentir-se afetadas por emoções muito intensas. Nestas ocasiões, os primeiros socorros psicológicos têm como finalidade proporcionar apoio humano básico, fornecer informação prática, mostrar empatia, preocupação, respeito e confiança nas capacidades que a pessoa tem para vencer as dificuldades.
Os primeiros socorros psicológicos devem ser prestados por profissionais com formação para o efeito e assentam em 4 elementos fundamentais:
1. Manter a proximidade (ajudar a reconstruir a sensação de segurança e confiança mantendo a proximidade física e mostrando disponibilidade);
2. Escutar ativamente (escutar ativamente e colocar questões clarificadoras);
3. Aceitar os sentimentos (aceitar a interpretação das pessoas acerca do acontecimento e validar os seus sentimentos);
4. Proporcionar cuidados gerais e ajuda prática (por exemplo, entrar em contacto com alguém que possa acompanhar e apoiar a pessoa afetada; diligenciar ajuda para cuidar das crianças; acompanhar a pessoa até aos serviços médicos).
Em suma
Os acidentes são comuns, sobretudo na infância, altura em que, na ânsia da descoberta do mundo, as crianças deitam mão a tudo e não têm a real noção do perigo. Nestas circunstâncias, ou perante o aparecimento de doença súbita, os primeiros socorros são as medidas mais imediatas a tomar.
O kit primeiros socorros é uma das ferramentas imediatas a ter em conta e pode ser imensamente útil para prestar o auxílio adequado. Assim, é fundamental manter uma caixa de primeiros socorros equipada e acessível em sua casa.
Encontra facilmente à venda caixas de primeiros socorros já preparadas. Pode escolher a mais adequada para si, mas com a informação acima descrita não há desculpa para não criar o seu próprio kit, adaptado-o a si e à sua realidade familiar. Previna-se!