Hoje em dia é habitual ouvirmos a expressão “intolerância à lactose”. Sintomas como estômago inchado, digestão lenta e diarreia após a ingestão de leite e seus derivados podem ser um sinal de que alguma coisa está errada.
Mas, afinal de contas, o que é a lactose?
A lactose é composta por açúcares (glicose e galactose) e é exclusiva do leite, porque é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: representa cerca de 4,7% da composição do leite de vaca e 7,2% do leite humano.
A absorção da lactose pelo organismo só é possível à conta da lactase, a proteína com atividade enzimática que é produzida na mucosa intestinal. Se não for digerida, a lactose pode provocar diarreia, dor, inchaço e flatulência.
Como saber se é intolerante à lactose
A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir este hidrato de carbono. Por norma, esta intolerância é adquirida ao longo da vida (condição permanente), mas pode ser o resultado temporário de uma lesão ou de uma infeção.
O diagnóstico completo só é possível através da realização de alguns testes específicos: biópsia da mucosa intestinal, doseamento do açúcar no sangue ou teste respiratório de hidrogénio. Este último é o mais utilizado por ser o mais simples e mais rigoroso.
Alergia ou intolerância?
Ainda assim, é importante perceber as diferenças entre alergia ao leite e a intolerância à lactose. A alergia é uma reação anormal do corpo que envolve o sistema imunitário; já a intolerância pressupõe uma reação fora do comum do nosso organismo que não envolve o sistema imunitário (nestes casos, a intolerância à lactose é a mais comum).
A alergia às proteínas do leite de vaca é mais comum na infância, quando o sistema imunitário está mais suscetível aos chamados antigénios alimentares (a proteína de cada alimento). Os sintomas são variados e podem ser cólicas, vómitos, diarreia e até inchaço nos lábios ou pálpebras.
É sempre aconselhável uma ida ao pediatra para despistar diagnósticos errados. Segundo os dados mais recentes, 80% a 90% das crianças adquirem naturalmente tolerância às proteínas do leite até aos 5 anos de idade.
Quais os alimentos que têm lactose?
O leite e todos os seus derivados contêm lactose (queijo, maionese, bebidas mistas de leite, iogurtes e os mais variados molhos culinários). A quantidade deste hidrato varia sempre consoante o produto e as formas de processamento.
Mas existem outros alimentos que contém lactose e, por isso, é aconselhável a leitura cuidada dos respetivos rótulos:
- Cerais
- Margarina
- Bolachas
- Bolos e doces
- Batatas fritas comerciais
- Frutas de Conserva
- Enchidos
- Preparados Vitamínicos e Minerais
- Sopas instantâneas
- Gelados
Veja também: