Eles estão em toda a parte, embora muitas vezes não tenhamos consciência disso: os ladrões de atenção são responsáveis por quebras de produtividade, atrasos nas entregas dos nossos trabalhos e projetos e pelo grande mal de muitos trabalhadores: a procrastinação!
Aprenda a lidar com ladrões de atenção
Sabia que vivemos na era do marketing de atenção? Tal significa que as marcas competem pela atenção dos seus potenciais clientes e consumidores, inundando os canais de comunicação de mensagens destinadas a apelar aos seus sentidos. Além dos resultados óbvios para essas marcas, os efeitos colaterais para os clientes visados são a quebra do foco e da produtividade. Por outras palavras, estamos rodeados de ladrões de atenção. Como evitar que nos façam atrasar as nossas tarefas?
O que são ladrões de atenção?
Os ladrões de atenção andam um pouco por todo o lado, a aprimorar as suas técnicas, e são uma espécie de equivalente às missões de um soldado destacado para uma guerra fria. A sua estratégia está bem delineada, e é enviado para o campo de batalha com o objetivo de roubar a atenção das pessoas com quem se cruza – tão preciosa nos dias de hoje!
Há ladrões de atenção para todos os gostos e feitios – há os que captam a nossa atenção como indivíduos, e há os que se dirigem a grupos de pessoas. E há quem roube a atenção de massas, de milhões de pessoas ao redor do mundo ao mesmo tempo.
Os ladrões de atenção interrompem o pensamento e as discussões em equipa
No mundo da tecnologia estamos constantemente a ser alvo de assaltos à nossa atenção. Empresas como o Facebook têm especialistas em fazê-lo de forma eficaz. No contexto de trabalho, encontramos ladrões de atenção muito mais vezes do que pensamos. Nas reuniões de trabalho, então, é muito frequente acontecer! Os apelos das redes sociais são praticamente irresistíveis, e essas mesmas redes são desenhadas para que as pessoas fiquem envolvidas nas suas atividades o máximo de tempo possível. O que acontece inúmeras vezes é que, por mais concentrado que esteja numa reunião de trabalho, se receber uma notificação no seu telemóvel irá consultá-lo. O que, para quem está a reunir consigo, acaba por ser desrespeitoso.Olhar para o telemóvel durante uma reunião… Quem nunca?