Sabia que usar uma toalha húmida aumenta as probabilidades de ser contagiado com vírus e bactérias? E sabe a que temperatura deve lavar as toalhas? Será necessário algum tipo de tratamento especial?
As respostas a estas e outras questões estão neste artigo, para que não restem mais dúvidas.
Afinal, com que frequência devemos lavar as toalhas?
Confesse lá: não adora poder enrolar-se numa toalha fofa, delicada e cheirosa quando sai do banho? Ao lavar as toalhas corretamente esta sensação pode ser prolongada durante muito mais tempo.
De acordo com os especialistas em bacteriologia, higiene e segurança, o tempo máximo de deve deixar a uso uma toalha são dois dias. Este tempo pode surpreender, mas deve ter em conta que sempre que limpa a sua pele com uma toalha, há células mortas que são transferidas, mesmo depois de ter tomado banho.
Não é uma imagem agradável, porém essas células acumulam-se nas fibras da toalha, aproveitando a humidade para criar germes e bactérias.
Dicas para esterilizar toalhas
Dado estas condicionantes que exigem lavagens mais frequentes do que possa imaginar, poderá fazer a esterilização frequente das toalhas de banho, de modo a garantir que o tecido se mantém limpo e devidamente higienizado. Para tal, poderá fazê-lo da seguinte maneira:
- antes de lavar, deve colocar as toalhas de molho em água quente, durante duas horas;
- nos últimos 10 minutos, adicionar um produto alvejante de oxigénio ativado;
- colocar as toalhas na máquina de lavar roupa;
- adicionar uma chávena de vinagre branco diluído com água;
- colocar as toalhas para secar naturalmente, mas sem estarem diretamente expostas ao sol.
11 dicas de lavagem para ter toalhas macias e cheirosas
Lavar antes de usar
Assim que compra as toalhas, algo que já deve até fazer com todas as peças de roupa, deve lavar antes de usar. Só assim é possível eliminar resíduos que se acumulam ao longo do processo de fabrico.
Não misturar com outras peças
Deve fazer uma máquina de roupa só mesmo para toalhas, visto que assim, poderá, mais facilmente, eleger o melhor ciclo, temperatura e produtos a utilizar sem danificar outras peças.
Não sobrecarregar a máquina
Esta dica é muito importante: não coloque excesso de carga na máquina! Se o fizer, o resultado não será, certamente, bom. Se a carga máxima da sua máquina forem 8 quilos, coloque no máximo 7,5kg de toalhas para lavar.
Água com calcário? Saiba o que fazer
Se vive numa região onde a água é bastante calcária, deve colocar na gaveta do detergente duas colheres de bicarbonato de sódio para neutralizar o excesso deste material nas toalhas.
Adicionar vinagre
Este produto é mesmo o melhor aliado das toalhas de banho macias, fofas e delicadas, sem prejudicar os tecidos.
O vinagre branco que utilizar pode ser de álcool ou de maçã deixa e deve ser adicionado na máquina de lavar antes de dar início ao programa escolhido.
Escolher a dose certa
Não é por colocar mais detergente ou outro tipo de produto que as suas peças de roupa, toalhas de banho incluindo, vão ficar mais bem lavadas. Poderá, na verdade, estar a prejudicar a qualidade da peça, porque correrá o risco de ficar com produto acumulado e isso irá deixar as suas toalhas ásperas, bem longe da textura desejada.
Colocar ou não amaciador
O amaciador em excesso pode ser altamente prejudicial para as toalhas. Aliás, alguns fabricantes de toalhas aconselham mesmo que não se use de todo amaciador, porque isso pode acabar por impermeabilizar a toalha, o que faz com que se torne menos absorvente.
Isso prejudica também a eficácia da lavagem, porque o amaciador acumulado nas fibras dos tecidos faz com que a água e o detergente não penetrem e limpem como é o objetivo.
Ter cuidado com a centrifugação
O processo de centrifugação é uma grande ajuda no processo de secagem da roupa. Mas no que toca a lavar as toalhas é necessário algum cuidado.
Não programe um ciclo de centrifugação demasiado prolongado. Prefira recolhê-las ainda um pouco húmidas e deixe-as secar no estendal, preferencialmente ao ar livre.
Secar as toalhas à sombra
Como referimos no ponto anterior, deve optar por secar as toalhas de balho naturalmente ao ar livre. Todavia isso não significa que deve expô-las diretamente ao sol, mas sim num local com sombra.
Outro aspeto a ter em conta deve ser o facto de se certificar de que as toalhas estão mesmo completamente secas antes de as guardar. Assim irá evitar o aparecimento de mau cheiro e mofo.
Passar a ferro ou não?
Na prática, não é preciso passar a ferro as toalhas de banho. Mas caso opte por fazê-lo, não deve usar o ferro a vapor, visto que poderá deixar as toalhas húmidas.
Guardar as toalhas em local arejado
A última dica para preservar a boa saúde das suas toalhas durante mais tempo é guardá-las num local bem arejado. Caso contrário, se estiverem muito tempo fechadas num local sem ventilação poderá dar-se o aparecimento de mofo.
Agora já tem todas as dicas no seu lado para saber como lavar as toalhas de banho e, assim, mantê-las como novas durante muito mais tempo, ao mesmo tempo que está a cuidar melhor da sua pele e da sua saúde.