Share the post "O guia que lhe faltava para lavar peças de roupa de algodão"
Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que este tipo de tecidos está em todo o lado no nosso dia a dia. Toalhas de mesa, t-shirts, calças, roupa interior, lenços ou até mesmo blusas. Por tudo isto e muito mais é importantíssimo conhecer as principais regras e dicas de como lavar peças de roupa de algodão sem as danificar ou reduzir o seu tempo de vida.
Extraída de algumas plantas originárias da Ásia, da América e de África, a fibra da qual resultam os tecidos de algodão é a matéria-prima mais utilizada na indústria têxtil em todo o mundo! E porquê? É fácil perceber: além de proporcionar um grande conforto, tem uma elevada absorção de humidade da pele, um toque agradável e suave e muito transpirável. Já para não falar no seu preço bem acessível e no facto de se adequarem a todas as estações do ano.
E há que cuidar deste tesourinho dos têxteis! Como tal, vamos dar-lhe várias dicas de como lavar peças de roupa de algodão de forma a que se mantenham saudáveis e como novas durante muito tempo.
Como lavar peças de roupa de algodão como um profissional
Graças à sua forte resistência e fácil manutenção, não há grandes segredos na manutenção e limpeza desta fibra, mas se não tiver os cuidados mínimos, pode reduzir o seu tempo de vida em perfeitas condições. Siga os nossos conselhos!
Vire a roupa do avesso
Antes de começar o processo de lavagem, é vantajoso que vire a roupa do avesso, exceto no caso de querer eliminar uma mancha ou nódoa específica na face da peça.
Evite temperaturas altas
Apesar de ser bastante resistente, a temperatura máxima de lavagem na máquina não deve ultrapassar os 95º sob pena de os encolher e danificar. Prefira sempre lavagens a temperaturas abaixo dos 40º e utilize detergentes de boa qualidade.
Não misture fibras
Idealmente, deve fazer uma máquina com tecidos todos do mesmo tipo. Algodão e poliéster não devem, por exemplo, ser misturados já que a fricção entre ambos pode acelerar o aparecimento de borboto.
Atenção à lixívia
Sim, a lixívia é permitida para lavar peças de roupa de algodão, mas apenas em algumas e deve ser usada com cuidado! Leia sempre a etiqueta da peça para confirmar que o pode fazer e como o deve fazer.
Regule a temperatura do ferro
Quando engomar as peças de roupa de algodão, garanta que o ferro não ultrapassa os 200º. Caso contrário, as peças começam a ficar desgastadas e com a fibra mais fininha e pode mesmo acabar por “furar”.
Roupas 100% algodão? Prefira lavar à mão
Se está perante aquelas peças maravilhosas de 100% algodão, não corra riscos e não as desperdice! Opte por fazer uma lavagem dessas peças à mão, com um bom detergente e em água nem muito fria nem muito quente!
Cuidados especiais para peças de roupa de algodão de cama
A roupa de cama de algodão requer alguns cuidados extra. Os lençóis e as toalhas de algodão podem ser lavados a 30º ou 40º, mas neste caso acaba por ser uma boa opção lavá-los a 60º, pois vai fazer com que todos os germes, bactérias e ácaros sejam verdadeiramente eliminados.
Especial remoção de nódoas
Agora que já sabe como lavar peças de algodão, vamos partilhar dicas de ouro na hora de eliminar nódoas mais específicas. Vamos a isso?
Dicas para remover gordura
No caso de enfrentar as famosas nódoas de gordura, comece por aplicar um detergente de pré-lavagem ou sabão de lavar a loiça. Esfregue suavemente o sabão na área manchada e deixe atuar por alguns minutos.
Depois é só lavar normalmente, não esquecendo de utilizar a temperatura mais quente recomendada na etiqueta da sua peça de roupa. Se necessário, volte a repetir o processo até eliminar a nódoa a 100%.
Dicas para remover nódoas de tinta
São das nódoas mais temidas, mas até estas têm solução! Comece por usar um pano limpo ou toalha para absorver o máximo de tinta, sem esfregar para não espalhar mais!
Depois então é hora de tratar da mancha. Caso a tinta seja à base de água, utilize detergente normal de lavar a roupa; no caso de ser uma tinta for à base de óleo, trate a nódoa primeiro com álcool ou laca de cabelo.
Lave depois a peça como habitualmente e, à partida, o problema ficará resolvido.
Dicas para remover nódoas de vinho tinto
Neste caso específico, o grande segredo está em atuar o mais rapidamente possível. Lave de imediato a nódoa com água fria ou molhe-a com um pano limpo e húmido.
Aplique depois uma porção de detergente para roupa e lave de imediato, idealmente a 30º. Verifique como ficou e repita o processo se necessário.
Prolongue a vida das suas peças de roupa com estas dicas
Estas dicas extra de como lavar peças de roupa de algodão podem garantir-lhe mais uns bons anos de utilização das suas peças de roupa favoritas!
- Não sobrecarregue a máquina! Carga a mais nunca funciona bem e torna a lavagem muito menos eficaz, sobretudo no que diz respeito a eliminar nódoas;
- Ao preparar uma carga de roupa, misture peças pequenas e grandes. Porquê? Porque isto vai permitir que a roupa se movimente à vontade, resultando numa melhor lavagem;
- Antes de colocar a roupa na máquina, verifique sempre os bolsos e aperte os fechos de correr ou as fitas de velcro;
- As peças mais sensíveis e delicadas devem ser lavadas nos saquinhos de rede próprios para o efeito;
- Prefira sempre programas curtos e com água fria, exceto nos casos de nódoas mais teimosas que exijam outros cuidados;
- Muita atenção! As peças coloridas novas de algodão não devem ser misturadas com outras na primeira lavagem porque podem soltar tinta;
- Para acelerar o processo e torná-lo mais eficaz, pode adicionar uma colher de bicarbonato de sódio em cada litro de água.